
Segundo o “Orlando Sentinel de Registros Judiciais”, para o mês de janeiro de 2025, foram efetuadas prisões de sem-teto em acampamentos em áreas públicas da cidade. A nova lei é rigorosa e exige punição imediata
Da Redação – Com a nova lei que proíbe acampamento de sem-teto em áreas públicas em Orlando, várias pessoas em condições de ruas foram presas no mês de janeiro na cidade, segundo dados do “Orlando Sentinel de Registros Judiciais” para o primeiro mês de 2025, levando à criminalização dos desabrigados.
Isso marcou um aumento acentuado nos últimos meses – o Departamento de Polícia de Orlando prendeu 19 pessoas no total pela violação entre 1º de junho e 31 de dezembro do ano passado, disse o prefeito Buddy Dyer esta semana.
É a única agência policial conhecida em Orange, Seminole e Osceola a fazer uma prisão por acampamentos de sem-teto no mês de janeiro. No entanto, a cidade também tem a população de moradores de rua mais densa da região e tem uma proibição de acampamento público nos livros há anos, ao contrário de outras jurisdições locais.
A lei estadual aprovada no ano passado exige que todas as cidades e condados adotem uma proibição de acampamento, e muitas agências locais o fizeram pela primeira vez nos últimos meses.
O prefeito Dyer culpou o aumento acentuado nas prisões na nova lei, que também exige que cidades e condados limpem os acampamentos dentro de cinco dias úteis após receber uma reclamação de uma empresa, residente ou procurador-geral da Flórida.
Treze das prisões de janeiro ocorreram em resposta a reclamações de cidadãos, disse Dyer ao “Conselho de Liderança” da “Comissão Central da Flórida sobre Desabrigados”, da qual ele é membro. “Pedimos que eles saíssem e eles decidiram que não iriam deixar os acampamentos, então tivemos que prendê-los”, justificou o prefeito.
Ele disse que equipes de autoridades municipais, incluindo agentes de extensão e policiais com conselheiros de saúde mental, responderam às reclamações centradas em um trecho da Central Boulevard entre as avenidas Terry e Parramore.
A legislação assinada pelo governador Ron DeSantis permite que alguém que faça uma reclamação formal processe um governo local se os acampamentos não forem limpos. Das 25 pessoas presas em Orlando, 18 delas foram consideradas culpadas e sentenciadas a dois dias de prisão na Cadeia do Condado de Orange.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance