Closets dos sonhos

voltar

MAI/13 – pág. 68

O closet é um espaço para organizar roupas, sapatos e acessórios. Deve ser de fácil acesso, permitindo visão total das peças, fornecendo praticidade e conforto na hora de escolher o que vestir.
Quando planejamos um closet, primeiramente, devemos fazer o levantamento das nossas necessidades para garantirmos praticidade e conforto. Se for casal, fica bem interessante organizar espaços distintos para ele e para ela. Com esses dados, podemos iniciar o projeto.
O espaço deve ter gavetas para acessórios, cintos, gravatas, porta-joias, bijuterias etc. As bolsas podem ser expostas em nichos. Aberto ou com portas? Essa é a dúvida de sempre, então, devemos ter em mente que as portas são para proteger de climas muito úmidos, dando maior proteção às peças. Se seu closet permitir em espaço, decore com pufes e espelhos.
Cuidado com os pontos de luz, para que permitam uma visão clara do interior dos armários. Ouse em uma parede colorida ou lustre diferente. Para a execução, procure um bom profissional, especialista em móveis sob medida.

DICAS:

  • Sapateiras em prateleiras com corrediças dão maior visualização.
  • Calças e saias são colocadas em cabides.
  • Peças íntimas e roupa de banho ficam bem acomodadas em gavetas com divisórias.
  • Profundidade dos cabideiros: de 55 a 60 cm – livre na parte interna, medida padrão para que as roupas não amassem.
  • Iluminação: precisa ser feita de forma que não interfira nas cores dos tecidos. Use lâmpadas de LED dentro dos armários, que não esquentam.
  • Portas: podem ser em MDF ou vidro colorido, espelho, com puxadores metálicos contínuos.

 

 

 

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net