OUT/2013 – pág. 28
Estas são algumas situações comuns nas comunidades imigrantes nos Estados Unidos: a casa é arrombada, o carro é roubado, um humilde trabalhador é assaltado a caminho de casa depois de um longo dia de trabalho, a mulher é espancada pelo marido enquanto tenta proteger seus filhos. E enquanto todas essas coisas terríveis estão acontecendo, ninguém chama a polícia. Por quê? Por que temos tanto medo de chamar a polícia? Por que nós recusamos chamar as pessoas que são pagas para proteger os inocentes? É por que acreditamos que a polícia se preocupa mais com o status de imigração de uma pessoa do que com o próprio crime. No entanto, isso não é verdade.
Sim, se você quebrar a lei, a polícia pode perguntar sobre seu status imigratório. E sim, a imigração pode e irá colocar uma ordem de custódia imigratória na pessoa que foi presa se ela estiver sem status legal, mesmo se for um simples delito. Mas se você é a vítima do crime, pelo seu próprio bem e o de sua família, você deve chamar a polícia, denunciar o criminoso, e cooperar durante a investigação e acusação do crime.
O “Visto U” foi criado pelo Congresso para proteger os imigrantes que são vítimas de atividades criminosas e incentivar essas pessoas a auxiliar as autoridades na investigação desses crimes. Para qualificar para o visto U, você tem que ser a vítima de um crime que seja qualificado, ter sofrido abuso mental ou físico, ter informações sobre o crime, e estar disposto e apto a ajudar na investigação e acusação do crime. Se o visto U for concedido pela imigração, você receberá a autorização de trabalho e, eventualmente, a residência permanente. Mais importante ainda, esse benefício pode ser estendido a seu cônjuge e filhos, e, ocasionalmente, aos seus pais.
Uma vez que for concedido o status do visto U, um dos maiores benefícios é que uma ordem de deportação existente é automaticamente cancelada. Isso quer dizer que mesmo aqueles que foram deportados por um juiz de imigração são elegíveis para receber o visto U. Esta é a prova de que o governo dos Estados Unidos quer que os imigrantes sintam-se seguros quando precisar chamar a polícia para denunciar qualquer crime, mesmo que seja contra alguém da família.
No entanto, como um policial, promotor ou algum funcionário do governo tem que certificar que você está ajudando na investigação e/ou na acusação do crime, pode ser difícil obter o visto U. Ter que depender e trabalhar com o governo pode ser um processo complicado e frustrante, especialmente para os imigrantes que não são fluentes em inglês. É por isso que é importante ter um advogado que fale sua língua, que entenda o processo e que lute por você.
Pense em João – um personagem fictício em uma situação real. João foi vítima de uma invasão de domicílio em um bairro brasileiro, em Pompano Beach. Ele e seu companheiro foram verbalmente ameaçados e agredidos fisicamente. Ambos sofreram abuso mental. João chamou a polícia, forneceu informações valiosas e ajudou na investigação.
No entanto, João não sabia como explicar para a polícia qual a certificação de que ele precisava. Meses se passaram e João se mudou para outra cidade. Ele não sabia qual era o próximo passo e como dar início ao processo. Para a felicidade de João, ele conheceu um advogado. Depois de alguns telefonemas, o advogado conseguiu falar com o oficial de polícia encarregado das certificações para o visto U, o mesmo documento que João tentou obter por quase 10 meses. Agora, o visto U de João já está em processo.
Então, se você foi vítima de um crime, lembre-se que não é tarde demais. Você ainda pode chamar a polícia, denunciar o crime e pedir seu visto U. Não tenha medo de chamar a polícia, pode ser a melhor decisão que você já fez.
Dr. Edison Samways Jr.
Felipe Alexandre, Esq.
felipe@alexandrelaw.com
(407) 370-6996
www.defensorbrasileiro.com