Centro de atendimento dos Estados Unidos é inaugurado em Porto Alegre

Centro de atendimento dos Estados Unidos é inaugurado em Porto Alegre

Abertura do local contou com a presença de ministro norte-americano. Previsão é atender 500 pessoas por dia e ajudar na elaboração de vistos.

Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto é aberto em Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/G1)
Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto é aberto em Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga/G1)

Inaugurado em Porto Alegre nesta quarta-feira (19), o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) dos Estados Unidos pretende facilitar a solicitação e renovação de vistos para viajar ao país norte-americano. A previsão é receber cerca de 500 pessoas por dia, mas inicialmente a organização estima que nas primeiras semanas apenas 30% desse público será atendido. Em até um mês, porém, a operação será plena. Logo pela manhã, algumas pessoas aguardavam a abertura do escritório para receber atendimento.

Em entrevista coletiva, o ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, Todd Chapman, afirmou estar encantado com o país, e fez um convite para que os gaúchos visitem e conheçam tambem sua terra natal também. O diplomata informou que a estimativa é de que 30 mil pessoas utilizem os serviços em Porto Alegre nos primeiros 12 meses de funcionamento.

“O visto deixa aberto os EUA aos gaúchos. Estou no estado há duas semanas. Passei o carnaval aqui. Conheci as maravilhas da Serra, de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Fiquei encantado. Quero desafiar vocês a conhecerem as montanhas do Colorado, as praias do Havaí e o gelo do Alasca”, brincou Chapman. Segundo ele, consulado norte-americano na capital abrirá no final do próximo ano.

O diplomata está otimista com o fluxo de brasileiros nos EUA. De acordo com ele, o número de vistos emitidos no Brasil em fevereiro deste ano teve um acréscimo de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. No país, foram mais de um milão de vistos processados em 2013. Chapman destaca ainda que o público Rio Grande do Sul é um dos que mais procura os consulados para a emissão do documento.

Também estiveram presentes no evento de inaguração do CASV o prefeito da capital José Fortunati e o representante do governo do estado Tarso Núnez. O CASV realizará a primeira etapa da documentação para novos pedidos de visto e a renovação completa dos que já possuem o documento. Entretanto, a entrevista, ainda será feita nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife ou ainda na embaixada do país em Brasília. A principal vantagem é que menores de 16 anos e maiores de 66 anos não precisarão viajar para realizar a segunda etapa do processo.

Filas para encaminhar o visto

Em meio a cerimônia de abertura do escritório norte-americano, formavam-se filas para encaminhar os documentos e realizar o procedimento para encaminhar o pedido de visto. Na companhia dos dois filhos pequenos, a nutricionista Renata Costa dos Reis, 35 anos, agora só aguarda a chegada do mês de outubro para viajar a Orlando com Frederico, 7 anos, e Felipe, 5 anos.

“Facilitou muito para mim. Não precisaria levar as crianças para fazer entrevista em São Paulo, mas eu e meu marido teríamos que ir e agra ficou muito melhor”, afirma. “Vamos visitar os parques da Disney e fazer todo aquele roteiro com as crianças”, empolga-se.

A médica Lúcia Carvalhal, 39 anos, foi ao escritório para realizar a renovação do visto dela e das filhas Ana Luiza, 6 anos, e Isabela, 8 anos. “A entrevista já estava agendada para ontem [terça] em São Paulo, aí nos telefonaram nos convidando pra vir na inauguração aqui em Porto Alegre. Para nós, foi muito bom”, conta ela, que costuma viajar com frequência aos Estados Unidos.

Todos os procedimentos junto ao CASV serão feitos a partir de agendamento prévio. O processo de renovação será feito todo em Porto Alegre, sem que seja necessário sair do estado. No caso da emissão do primeiro visto, o escritório realiza a primeira etapa, com a coleta dos dados biométricos (impressões digitais) dos solicitantes, registra a fotografia e a checagem dos documentos necessários antes da entrevista (passaporte válido e formulário preenchido).

Solicitação e renovação de visto em Porto Alegre

Para quem teve o visto expirado há menos de quatro anos, menores de 16 anos e maiores de 66 anos o procedimento será feito em Porto Alegre. Para isso, é necessário marcar um horário no CASV por meio do call center, no número (51) 3251-0321, ou no site.

Na data e horário agendados, serão colhidas as impressões digitais e uma nova fotografia. É necessário levar o passaporte válido e também os já vencidos, para quem já solicitou um visto americano antes. O passaporte será encaminhado ao Consulado Geral dos EUA em São Paulo. Após a análise e conclusão, o documento poderá ser enviado a residência do solicitante ou ao CASV escolhido. A opção sobre a entrega será feita no momento do agendamento.

Não há taxas extras pelos serviços. Os custos estão incluídos no preço do visto norte-americano. O procedimento dura entre 10 a 12 dias úteis. No entanto, em alguns casos, poderá ser feita a solicitação de uma entrevista.

Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)
Endereço: Avenida Carlos, 1.501, Três Figueiras – Porto Alegre
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, aos domingos, das 13h às 18h, fecha aos sábados.

Fonte: g1.globo.com