Canal internacional da Globo transmite desfiles das escolas de samba do Rio e Janeiro e São Paulo

Canal internacional da Globo transmite desfiles das escolas de samba do Rio e Janeiro e São Paulo

Nova Globeleza 2015 - Foto: TVGlobo/Estevam Avellar
Nova Globeleza 2015 – Foto: TVGlobo/Estevam Avellar

O aquecimento para o carnaval já começou no canal internacional da Globo e, a partir do dia 13, a equipe de jornalismo da Globo tomará às ruas do Brasil para mostrar tudo o que acontece na festa mais popular do país. O público poderá conferir o que acontece em todos os telejornais da programação. Cerca de dois mil profissionais vão trabalhar nas transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. E, além das duas capitais, Salvador e Recife também receberão a equipe de jornalismo da Globo para cobertura do carnaval de rua.

Na capital paulista, a transmissão terá Chico Pinheiro e Monalisa Perrone à frente da narração. Do estúdio Globeleza, os narradores terão a companhia dos comentaristas Celso Viáfora, Paula Lima e Alemão do Cavaco. Apaixonado pelo samba e presença já esperada no carnaval, Chico afirma que a qualidade das escolas paulistanas garante o sucesso da festa na cidade. “Em quase 15 anos de cobertura do carnaval, ainda consigo me surpreender. É sempre uma festa para mim também. Trabalhar duas noites ao lado dessa equipe é juntar jornalismo e alegria”, completa. Este é o segundo ano de Monalisa ao lado de Chico Pinheiro, depois de 14 anos cobrindo o evento diretamente da avenida. “Quero apresentar o Carnaval de São Paulo de 2015 exatamente como foi no ano passado. Ao lado do meu querido Chico, trabalhei pesado, mas foi uma delícia porque me diverti muito. Juntos, achamos a fórmula de narrar e ser feliz”, brinca a jornalista.

Durante os dois dias de desfile, os repórteres José Roberto Burnier, Maria Julia Coutinho, Veruska Donato, César Menezes, Tiago Eltz, Daiana Garbin, Michelle Barros, Phelipe Siani, Patricia Falcoski, Márcio Canuto, Patricia Taufer, Sabina Simonato e Filippo Mancusocom estarão nos sete pontos de vivo do sambódromo, com todas as informações da transmissão de São Paulo.

Fátima Bernardes e Luís Roberto comandarão a transmissão do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Repetindo o sucesso do carnaval passado, a dupla estará no estúdio Globeleza, montado na dispersão da Apoteose, acompanhados dos comentaristas Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha. “Quando comecei a trabalhar, sonhava em um dia cobrir os desfiles. Isso aconteceu e eu passei a narrar o que sempre me encantou. Milhares de pessoas trabalham o ano inteiro para aquele momento do desfile. Por isso, tento me preparar para destacar, realçar, tornar ainda mais claro esse espetáculo que é lindo demais”, explica Fátima. Há seis anos apresentando o carnaval do Rio, Luís Roberto conta que a experiência sempre se renova. “Em cada enredo, temos uma aula de história. A cada ano aprendemos a admirar, ainda mais, a arte de ritmistas, passistas, coreógrafos, porta bandeira e mestre sala. Ferreiros e costureiras. Aderecistas, cenógrafos, bailarinos. Sambistas e todos aqueles que fazem o maior espetáculo a céu aberto do planeta”, completa.

Pelo segundo ano consecutivo, o público vai contar com a participação de Tiago Leifert. O jornalista receberá, no Lounge Globeleza, personalidades que se destacaram em cada um dos desfiles, à medida que as agremiações chegam à dispersão. É a garantia de bom papo e entrevistas emocionantes. “Só tem uma coisa melhor que pular carnaval: trabalhar na transmissão do carnaval! É sério! A energia é constantemente positiva, a equipe é divertida. Dá para curtir o desfile como fã e ainda trabalhar no que eu amo”, conta Leifert.

Para deixar a transmissão do maior show da terra ainda mais completa, os repórteres Pedro Bassan, Flávia Jannuzzi, Mariana Gross, Ari Peixoto, Lília Teles, Renata Capucci, Ana Luiza Guimarães, Mónica Sanches, Paulo Renato Soares, Mônica Teixeira, Bette Lucchese e Fábio Júdice  estarão por toda a Marquês de Sapucaí para mostrar o que acontece em cada escola. As imagens, de diversos ângulos, estão  garantidas com as 40 câmeras espalhadas pela avenida, com o Globocop, duas gruas e um trilho instalado acima da arquibancada da Apoteose, por onde as câmeras “caminham” ao longo do desfile. Uma câmera especial adaptada para captar o som das baterias transmite a incrível vibração do Sambódromo.

 

Confira a exibição dos desfiles na sua região:

Américas:

Sexta-feira, dia 13: Desfiles das escolas de samba da Série A de São Paulo, após a novela ‘Império’.

Sábado, dia 14: Desfiles das escolas de samba da Série A de São Paulo, após o ‘Zorra Total’.

Domingo, dia 15: Desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro,  após o ‘Fantástico’.

Segunda-feira, dia 16: Desfiles das escolas de samba Grupo Especial do Rio de Janeiro, após a novela ‘Império’.

Terça-feira, dia 17: Apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, após o ‘Jornal Hoje’ e,  compacto dos desfiles, após o ‘Vale a Pena Ver de Novo’.

Quarta-feira, dia 18: Apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, após o ‘Video Show’.

 

Japão:

Sábado, dia 14: Desfiles das escolas de samba da Série A de São Paulo, após a novela ‘Império’.

Domingo, dia 15: Desfiles da Série A de São Paulo, após o ‘Auto Esporte’.

Segunda-feira, dia 16: Desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro,  após ‘Império’.

Terça-feira, dia 17: Desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, após a exibição de ‘Império’.

Quarta-feira, dia 18: Apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, após a reprise de ‘Encontro com Fátima Bernardes’.

Quinta-feira, dia 19: Apuração dos desfiles das escolas de samba  do Rio de Janeiro, após a reprise de ‘Encontro com Fátima Bernardes’.