Brasil volta exigir visto para EUA, Japão, Canadá e Austrália, confirma Itamaraty  

Itamaraty irá notificar governos dos quatro países sobre a exigência do visto de entrada no Brasil

O comunicado será enviado as Embaixadas brasileiras nos respectivos países nesta quinta-feira (9) pelo Itamaraty, que também notificará os governos dos quatro países sobre as mudanças

Da Redação – Por decisão do governo federal, anunciada na quarta-feira (8), o Brasil restabelecerá a exigência de vistos para turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália. O comunicado será enviado as Embaixadas brasileiras nos respectivos países nesta quinta-feira (9), pelo Itamaraty em Brasília, que também notificará os governos dos quatro países sobre as mudanças que devem entrar em vigor em algumas semanas.   

Importante ressaltar que a isenção da necessidade de vistos para viajantes vindos desses países havia sido concedida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019 – o intuito era atrair mais turistas dessas nacionalidades. Na ocasião, inclusive, o Itamaraty se mostrou contrário a medida, mas atendeu ao pedido do governo.


______continua após a publicidade_______

seguro


Na avaliação do atual governo comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a isenção não gerou um aumento no número de estrangeiros visitando o Brasil, ou seja, não teve o efeito esperado. A visitação se manteve estável, e, em alguns casos, quedas foram registradas.

Questão de reciprocidade

Em contrapartida, a decisão tem como base a reciprocidade já que nesses países – EUA, Canadá, Japão e Austrália –, são exigidos vistos aos brasileiros. O Itamaraty irá informar a medida para as embaixadas desses países de uma maneira formal. Ainda não se sabe quando essa resolução vai entrar em vigor nas fronteiras.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie