Os viajantes de países incluídos no “Programa de Isenção de Vistos” obtêm autorização para entrar nos EUA por até dois anos, com direito a múltiplas visitas. Brasil ainda não consta na lista, mas aguarda a liberação. Confira
Da Redação – Atenção viajantes estrangeiros: o “Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem – ESTA” –, através do “Programa de Isenção de Vistos – VWP” –, permite que cidadãos estrangeiros viajem para os EUA, a turismo ou negócios, podendo permanecer no país por até 90 dias sem visto. Os viajantes incluídos no programa obtêm autorização pelo “ESTA”, com validade de até dois anos, com direito a múltiplas visitas sem a necessidade de solicitar novamente autorização. Lembrando que o Brasil ainda não consta na lista de países favorecidos, mas aguarda a liberação.
O “Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS)” divulgou uma lista dos 41 países incluídos no “Programa de Isenção de Vistos (VWP)”, que inclui nações europeias como Espanha, Reino Unido, Alemanha e Itália. Portanto, pessoas com passaportes dessas nacionalidades já podem solicitar permissão “ESTA” para viajar para os Estados Unidos – autorização disponível no site oficial do DHS. Por outro lado, quem apresenta um visto válido para entrar nos EUA não necessita solicitar o “ESTA.”
Um dos países mais procurados por viajantes estrangeiros, os EUA lidera o ranking de preferências de executivos e turistas – incluindo o Brasil nesta lista –, resultando em um crescimento favorável no âmbito do Turismo.
Segundo o relatório do “Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC)”, em 2023 os EUA lideraram a recuperação global do setor do Turismo, através dos seus níveis de contribuição econômica, bem como dos gastos dos visitantes nacionais e internacionais. Aponta o “WTTC” que a contribuição para o PIB do setor de “Viagens e Turismo dos EUA” cresceu 16,9% em 2022, atingindo dois bilhões de dólares. O setor também gerou 2,7 milhões de empregos a mais em relação a 2021.
Quanto ao viajante brasileiro, sobre os benefícios do “Programa de Isenção de Vistos” para permanecer por até 90 dias nos EUA, ainda não há uma previsão de liberação. Entretanto, o Ministério de Relações Exteriores, em Brasília, se mantém atento ao guia oficial de informações e serviços do Governo dos EUA para obter a licença e outras informações relevantes.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance