Beterraba: poderosa, versátil e nutritiva.

As beterrabas são uma ótima fonte de fibra, vitamina B9, manganês, potássio, ferro e vitamina C. Seu consumo tem sido associado a inúmeros benefícios à saúde, incluindo melhora do fluxo sanguíneo, redução da pressão arterial e aumento do desempenho nos exercícios. 

Existem vários tipos de beterraba, muitos dos quais se distinguem por sua cor – amarelo, branco, rosa ou roxo escuro. A  maioria das pessoas está acostumada a consumir beterrabas cruas na salada, que é uma delícia, mas é uma dica boa é misturá-las nas massa de gnocchi, macarrão ou do pão, além de trazer um dulçor especial, a coloração fica maravilhosa. 

Outra forma de consumir que eu gosto bastante é fazer chips assados, corte as beterrabas bem fininhas, tempere com um fio de azeite, sal e coloque para assar por 15 min em forno a 180 graus, depois é só esperar esfriar e servir como um petisco crocante ou como um acompanhamento de uma salada ou ceviche. 

Por último, não podia faltar os sucos de beterrabas, experimente bater com suco de laranja e maçã, eu adoro! Além de ter componentes acessíveis, esse suco pode trazer diversos nutrientes para o corpo.

Bom apetite com saúde!

Autora: Chef Mariana Valentini (@marivalentini)