Bem-vindos ao almoço de posse de Barack Obama!

voltar

FEV/13 – pág. 58

Em 20 de janeiro, Barack Obama tomou posse como o 44º. Presidente dos Estados Unidos.
Depois de cumprir todo o cerimonial da posse e do esperado discurso, seguiu para o tradicional almoço inaugural deste novo mandato, realizado no Capitólio, em Washington, e do qual participaram 230 influentes convidados.

O cardápio foi montado com base nos pratos favoritos de Abraham Lincoln – 16º. Presidente Americano – e regado a premiados vinhos produzidos na Califórnia.

O primeiro prato foi um ensopado de frutos do mar com lagostas, camarões e bacalhau. O prato principal foi feito com peito de pato, com molho picante de cereja, faisão assado com recheio de arroz selvagem e batata doce, acompanhado por um vinho Pinot Noir 2005, da Goldeneye. A sobremesa foi uma torta de maçã e canela, acompanhada pelo espumante Korbel Natural.

A esse respeito, o jornal Folha de São Paulo divulgou que os produtores franceses de champagne reclamaram da utilização da denominação champagne ao espumante californiano descrito no cardápio como “Special Inaugural Cuvée California Champagne”, já que essa denominação só pode ser usada por quem produz a bebida nessa região da França.

Antes de passar a receita do que foi servido na recepção oficial, esclarecemos que diversos peixes utilizados no prato principal podem ser facilmente substituídos por outros dois tipos, unicamente com o objetivo de facilitar a confecção. Por exemplo, o bacalhau negro – originário do Canadá que não é encontrado aqui com facilidade.

Ou seja, se alterar a receita original, trocando o bacalhau negro pelo bacalhau branco e preparando um refogado com ele – depois de imerso em água por 24 horas, juntar o camarão, mantendo o alho poró e todos os demais ingredientes, teremos um prato bem saboroso e sofisticado, semelhante ao que foi servido no banquete oficial.

Dispensaríamos, então, as lagostas e as vieiras mantendo todos os demais ingredientes.

Finalmente, a título de curiosidade, o cardápio dos banquetes de posse dos Presidentes Americanos, desde 2001.

  • George W. Bush, 2001

Torta de Lagosta
Granadinas de carne
Sobremesa: pudim de caramelo

  • George W. Bush, 2005

Escalope de caranguejos
Assado de codornas com castanhas e vegetais
Sobremesa: pudim de limão e maçã com cereja em compota

  • Barack Obama, 2009

Caldeirada de frutos do mar
Peito de Pato com molho de cerejas
Sobremesa: torta de maçã com canela e chantilly

A fonte dos menus e receitas de todos os banquetes descritos pode ser encontrada no site “Inaugural Luncheon Menus & Recipes”.

Abraço, até a próxima!

 

Cleide Rotondo
cleide@nossagente.net