
A decisão de manter o transporte gratuito em Kissimmee, através do programa “Freebee”, será votada nesta terça (4), durante reunião de comissários. Moradores estão atentos e reivindicam continuidade do benefício
Da Redação – Manter o transporte gratuito para a população? Este será o debate entre os líderes em Kissimmee, nesta terça-feira (4), às 18h, em reunião que discutirá se a cidade irá continuar um serviço que oferece locomoção grátis sob demanda para passageiros no centro da cidade e outras áreas da cidade. Os comissários devem votar na renovação do contrato de serviços de microtrânsito com a “Freebee”, que tem beneficiado principalmente idosos, segundo moradores.
A “Freebee” começou em Kissimmee em 13 de março de 2023, com a intenção de fornecer conectividade ao do centro da cidade – favorecendo áreas residenciais aos principais pontos. Embora o serviço seja gratuito para o passageiro, ele tem um custo para os contribuintes. Para a cidade, segundo comissários, renovar o contrato com a “Freebee” de março de 2025 a março de 2026, custaria US$ 413.498.
Armando Flores, que mora em Kissimmee, disse que já usou o “Freebee”, que tem favorecido demais residentes, e que se a cidade decidir renovar o contrato, haverá expansão dos serviços. Haverá maior área de atuação do transporte gratuito, com paradas mais convenientes, especialmente para idosos que vão às compras ou algo conveniente.
De acordo com a cidade, o primeiro mês completo de serviço “Freebee” em abril de 2023 resultou em 394 passageiros. O mês completo de serviço mais recente em janeiro de 2025 rendeu 2.186 passageiros, o que representa um aumento de 454% no número de passageiros desde o início do serviço.
Com o sucesso do programa, a equipe da cidade recomendou a aprovação da renovação do contrato. A área de serviço do “Freebee” foi expandida em abril de 2024 para incluir áreas comerciais a oeste da John Young Parkway e a cidade está discutindo expansão adicional.
Os comissários receberão uma atualização sobre o serviço e devem votar no contrato do “Freebee” durante sua reunião desta terça-feira, às 18h.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance