Aurora boreal surpreende moradores de cidade dos Estados Unidos

Aurora boreal surpreende moradores de cidade dos Estados Unidos

‘Luzes do Norte’ surgiram no céu de Havre, em Montana, no último dia 1º. Auroras resultam da interação de partículas solares com atmosfera terrestre.

aurora3
Imagem de 1º de outubro mostra as luzes do norte, nome popular dado à aurora boreal, sobre a região de Havre, no Estado de Montana, nos Estados Unidos (Foto: Havre Daily News/Lindsay Brown/AP)

Imagens registradas no dia 1º mostram as “luzes do Norte”, nome popular para a aurora boreal, sobre a região de Havre, no estado de Montana, nos Estados Unidos. De acordo com a agência de notícias Associated Press, as fotos foram feitas de uma rodovia norte-americana.

Resultado da interação de partículas de vento solar com a atmosfera da Terra, as auroras podem causar alterações nos sistemas de satélites e afetar comunicação por rádio nos polos.

Normalmente, as auroras boreais podem ser vistas apenas na região do Círculo Polar Ártico, principalmente em países como Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Rússia, parte da América do Norte e na Escócia.

Como durante o verão na região, há luz 24 horas por dia, o fenômeno é melhor visualizado durante o inverno no Hemisfério Norte.

Fonte: g1.globo.com

Posted In: