Arte-terapia, grande ajuda na saúde global

voltar

SET/13 – pág. 66 e 67

Arteterapia | BaalakaO processo criativo da arte pode mudar sua vida, especialmente quando as palavras não são possíveis ou suficientes para expressar o que queremos ou sentimos. Imagens e símbolos falam por nós! Contam a nossa história, expressam sentimentos guardados, bloqueados, amedrontados, bem como sentimentos alegres, esperançosos, pacíficos e tantos outros.

A arte-terapia vem ajudando muitas pessoas a encontrarem sua “voz interior” de forma leve e alegre através da arte. É utilizada em todos os lugares, em todas as idades – sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos, com famílias e com enfermos… Você não precisa ser artista, e nem tampouco saber desenhar ou pintar!

O foco do facilitador de arte-terapia está totalmente voltado em ajudar você a se sentir melhor do que ensinar ou consertar o trabalho de arte. Ele facilitará a expressão do seu pensamento e sentimento através da imagem.

Muitas pessoas pensam que o facilitador irá dizer exatamente o significado de sua arte ou de seu desenho, mas geralmente não é isso que acontece. A área de interesse do terapeuta não está no que a arte revela sobre a pessoa, e sim o que a pessoa pensa que sua arte significa para si mesmo. A arte-terapia não é recente. Ela existe desde que o ser humano começou a utilizar a arte como forma de expressão e bem-estar pessoal. Nos EUA, como profissão, começou há cerca de 60/70 anos.

Muitas são as razões para que as pessoas procurem a arte-terapia:

  1. Tornar a vida mais especial, através de criação de imagens que ajudem a resolver alguns problemas relativos aos desafios da vida.
  2. Conectar os sentidos, especialmente nos casos de trauma quando existe grande dificuldade de se comunicar por palavras.
  3. Acalmar, confortar, reparar, curar, alegrar, aliviar, clarificar.
  4. Trabalhar com comunidade e compartilhar experiências com outras pessoas. Agregar pessoas de forma positiva.

Muitos serviços, na área da saúde, vêm beneficiando-se sob o aspecto físico e psicológico da arte-terapia, pois ela atua em todo o cérebro, especialmente no lobo frontal. Tem sido utilizada nos tratamentos de ADD, ADHD, autismo, desordem pós-traumática, demência, Alzheimer, estresse, ansiedade, asma, entre outras.

Arteterapia (1)Estudos em pacientes com câncer mostraram que o trabalho com a arte-terapia ajudou a diminuir a sensação de dor e fadiga. Devido a esse resultado, os médicos puderam reduzir a quantidade de analgésicos, bem como de ansiolíticos. Outro estudo realizado com crianças asmáticas demonstrou redução da ansiedade, melhorando o quadro asmático e a qualidade de vida. Os estudos realizados com pacientes que apresentavam quadro de demência e Alzheimer revelaram a melhora da memória e o retardamento da evolução da doença.

Muito se tem aprendido com as crianças após setembro de 2011. A exposição das crianças a esses acontecimentos, mesmo através da TV, causou um grande impacto na vida delas, expressado de diversas formas pelos desenhos, por exemplo, mostrando as torres quando atingidas pelos aviões. Em alguns desenhos, as crianças colocaram pessoas ajudando, tais como corpo de bombeiros e ambulâncias. Observou-se que as crianças que desenharam os “helpers” tiveram menos problemas de trauma nos meses que se seguiram ao acidente. Por intermédio dos desenhos, há indícios do padrão positivo ou não da criança naquele momento, bem como naquilo que a criança acredita.

A arte-terapia vem também aprendendo com os ex-combatentes e veteranos de guerra. Notou-se que a arte estimulou-os a contar suas histórias e traumas, principalmente aqueles que tinham grande dificuldade de falar sobre o tema, aliviando, dessa forma, o estresse e o trauma, consequentemente, ajudando a reabilitação.

Em resumo, a arte-terapia:

  • nos casos de trauma, reduz a depressão, o estresse e melhora a qualidade do pensamento;
  • induz a sensação de bem-estar;
  • terapia lúdica;
  • está ao alcance de todos e para todos;
  • experiência no processo de cura.

Complementando alguns tratamentos, a arte-terapia é excelente recurso para aqueles que querem se autoconhecer, aliviar estresse, positivar o pensamento, alegrar, clarificar situações, ou tratar questões internas que impeçam a felicidade.

Acupuncture & Homeopathy center convida a todos para participar desta inesquecÍvel experiência:
ARTE & YOGA
Data: 20 de setembro (sexta-feira)
Horário: das 19 às 22h.
Facilitadora: Cybelle Kantor
Valor: $ 35 – Local:
Acupuncture & Homeopathy Center

Data: 2 de novembro (sábado)
Horário: das 9 às 13h
Facilitadora: Adriana Caldeira/Elly Tuchler
Valor $ 35 – Local:
Acupuncture & Homeopathy Center

VAGAS LIMITADAS : Favor ligar para reservar o seu espaço !

Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com
(407) 373-0606