Aos 102 anos, médica continua trabalhando e dá dicas simples para longevidade

Com vitalidade invejável, aos 102 anos a Dra. Gladys McGarey trabalha e faz exercícios regulares. Foto-Arquivo pessoal

Incrível, mas a Dra. Gladys McGarey, que reside em Scottsdale, no Arizona, continua trabalhando aos 102 anos e dá  dicas simples para a longevidade. Ela é o assunto da semana e seu livro é um dos mais procurados

Da Redação – Na era da mecanização, viver bem – ter saúde –, tem sido à  busca de pessoas em todo o mundo, com a meta de um envelhecimento saudável. E o que chamou a atenção do país esta semana, foi à Dra. Gladys McGarey, em Scottsdale, no Arizona, que trabalha diariamente, faz exercícios regularmente e tem dias saudáveis. Nada surpreenderia, no caso, não fosse à  idade da médica consultora, que tem 102 anos – exatamente isso.  

A Dra. Gladys define juventude como qualquer pessoa com menos de 99 anos. Ela vive de forma independente em sua casa em Scottsdale, e como médica e pioneira da medicina holística, tem muita sabedoria para compartilhar após uma longa vida que trouxe muitas alegrias, mas também muitos contratempos ao longo do caminho.


______continua após a publicidade_______

seguro


Pasmem, leitor, a médica é uma sobrevivente do câncer, suportou a morte de uma filha e se divorciou quando tinha quase 70 anos. E diante dos desafios, para superá-los, diz que, “Só não se prenda a eles. É uma questão de escolha: o que eu escolho? Eu escolhi não ser pega em dor e sofrimento. Doeu e eu não gostei, mas consegui superar “, disse McGarey.

Questionada sobre como obter saúde, lucidez e disposição para o trabalho aos 102 anos, a Dra. Gladys McGarey enfatizou que felicidade também é uma escolha. Todos os  segredos para a longevidade estão no seu livro, “The Well-Lived Life: A 102- Year-Old” –  ‘Seis Segredos do médico para Saúde e felicidade em Todas as Idades’ –, um dos mais procurados Nas livrarias.

A médica relata que após seu doloroso divórcio, encontrou cura e alegria ao iniciar uma nova prática médica holística com sua filha, dando a ela um propósito de vida. Ela chamou a experiência de “uma grande professora” que a ajudou a encontrar sua própria voz como médica e mulher.

Refere-se a um nível mental, espiritual e físico. Todos nós temos o que McGarey chama de “suco” – a energia da vida, contentamento e alegria, que deve ser direcionada para onde você quer estar e como quer se sentir, diz ela. 

“Essa energia tem que se mover, mas é natural que as pessoas fiquem paralisadas de vez em quando”, como McGarey se sentiu durante o divórcio. “Quando isso acontece, a vida não flui como deveria ou poderia”, observa ela.

McGarey acredita que dieta e exercícios são importantes para uma boa saúde e longevidade, mas ela não recomenda nenhuma maneira específica de comer ou permanecer ativo. Diz que come o que quer, incluindo bolo de chocolate e hambúrguer – não bebe álcool e não fuma. No entanto, diz que: “A pessoa individual tem que viver sua própria vida individual, então quando você encontrar o que funciona para você, abençoe, use e trabalhe com isso.”

Envelhecimento do corpo

“Você pode melhorar à medida que seu corpo envelhece”. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas McGarey acredita que cada ano que passa a conecta mais com seu propósito e vida. Aos 102 anos, tem um plano de 10 anos para criar uma vila medicinal viva onde as pessoas possam “se reunir para praticar o bem-estar”.

“Eu me sinto saudável. Sinto-me mais forte em aspectos de mim mesma que não tinha quando era mais jovem. Então eu chamo isso de envelhecimento saudável: encontre o que te faz feliz e faz outras pessoas felizes e vá em frente”, recomenda a médica.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie