Desemprego entre recém-formados supera taxa geral, alertam economistas

Economistas culpam a incerteza gerada pelas tarifas, a adoção da IA ​​e os aumentos das taxas de juros pela desaceleração das novas contratações. Os jovens que se formam este ano estão entrando em um dos mercados de trabalho mais difíceis

Da Redação – Economistas e autoridades do “Federal Reserve” – Fed, o banco central americano –, estão preocupados com a possibilidade de a lenta contratação de recém-formados sinalizar problemas mais profundos para a economia em geral. O desemprego entre recém-formados é o maior dos últimos 12 anos, excluindo a pandemia. A taxa de desemprego entre jovens de 22 a 27 anos com diplomas está agora bem acima da taxa geral de desemprego.

Economistas culpam a incerteza gerada pelas tarifas, a adoção da IA ​​e os aumentos das taxas de juros pela desaceleração das novas contratações. Os jovens que se formam na faculdade este ano estão entrando em um dos mercados de trabalho mais difíceis em mais de uma década. A taxa de desemprego atingiu seu ponto mais alto. Essa taxa agora excede a média nacional pela maior margem em mais de 30 anos.


______continua após a publicidade_______

seguro


As empresas parecem relutantes em contratar trabalhadores iniciantes em meio à alta incerteza, na maioria decorrente dos recentes aumentos de tarifas do governo Trump. “Os jovens estão sofrendo o impacto de muita incerteza econômica”, disse Brad Hersbein, economista sênior do Upjohn Institute.

A inteligência artificial também pode ser um fator contribuinte. Embora a adoção da IA ​​ainda esteja em estágios iniciais, algumas empresas declararam explicitamente que esperam que a tecnologia reduza a necessidade de trabalhadores juniores.

Em abril, o CEO da “Shopify, Tobi Lutke”, disse aos funcionários que, antes de solicitar novas contratações, as equipes devem justificar por que o trabalho não pode ser realizado por IA. Já na “Amazon”, o CEO Andy Jassy afirmou que a IA reduzirá provavelmente a força de trabalho corporativa da empresa ao longo do tempo, à medida que automatiza mais tarefas.

A taxa geral de desemprego nos EUA permanece baixa, em 4,2%, em grande parte porque as empresas estão evitando demissões. Mas as novas contratações desaceleraram drasticamente. A taxa de contratação caiu para os níveis de 2014 — quando a taxa geral de desemprego era de 6,2%.

O crescimento recente de empregos veio principalmente dos setores governamentais, de saúde, restaurantes e hotelaria – setores com menor probabilidade de absorver recém-formados que buscam cargos de colarinho branco.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance

Autor



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie