Revestimentos: Novas Tendências

voltar

JAN/14 – pág. 68

rev5Quando pensamos em reformar, trocar pisos ou outros revestimentos, preocupamo-nos com os produtos e materiais de acabamento que nos deem melhor durabilidade e que atendam as tendências em decoração do momento. Sem dúvida, a decoração se assemelha muito com a moda e, a cada ano que passa, o mercado, que está sempre se especializando, lança novas tendências, por isso, atualmente, a tendência de revestimentos vai de encontro aos produtos que são sustentáveis e que não agridem a natureza.

Os revestimentos servem tanto para as paredes, como o piso de cada cômodo ou área coberta ou descoberta. As tendências de cores são o tabaco, mogno, canela, amêndoa e também a pátina. Uma das formas de revestimentos mais usadas para as paredes são os papéis de parede, que são mais baratos e dão uma sofisticação diferenciada ao local. No entanto, se o problema não são os custos, você pode optar por pedras naturais, que são bonitas e dão aconchego todo especial ao ambiente. Se você está para reformar ou construir, pense em revestimentos que deixem a casa bonita, mas também contribuam com a luminosidade. Se a sua casa não tem muita luz, abuse dos revestimentos mais claros. A cerâmica – tipo porcelanato – vem em diversas dimensões, cores e texturas, desde o acabamento liso até o belíssimo acabamento tipo madeira que permite uma cobertura perfeita tanto do piso como das paredes.

O porcelanato já está sendo usado nos pisos há algum tempo, mas, em 2014, eles estarão também nas paredes, seu acabamento é moderno e protege a casa de infiltrações. Para finalizar, a novidade que, com certeza, será a maior tendência este ano é pintar ou aplicar algum revestimento em uma parede de seu living ou dormitório de cor diferente das demais.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net