Aprendendo sobre contaminação: Mercúrio

voltar

MAR/13 – pág.34

Efeitos do mercúrio na saúde
Nos EUA, as pessoas estão expostas ao metilmercúrio (um composto orgânico) quando comem peixe e marisco que contêm metilmercúrio. Se a exposição a diversas formas de mercúrio prejudicará a saúde de uma pessoa, isso depende de vários fatores (abaixo). Quase todas as pessoas têm traços de metilmercúrio em seus tecidos, refletindo ampla presença de metilmercúrio no ambiente e por causa do consumo de peixe e marisco. As pessoas podem ser expostas ao mercúrio em qualquer das suas formas em diferentes circunstâncias. Os fatores que determinam a gravidade dos efeitos da exposição ao mercúrio sobre a saúde incluem:


______continua após a publicidade_______

seguro


  • a forma química do mercúrio;
  • a dose;
  • a idade da pessoa exposta (o feto é o mais susceptível);
  • a duração da exposição;
  • a via de exposição – por inalação, ingestão, contato com a pele etc.;
  • a saúde da pessoa exposta.

Mercúrio existe em três formas químicas:
1) metilmercúrio;
2) mercúrio elementar;
3) outros compostos de mercúrio (inorgânico e orgânico).

Cada um com efeitos específicos sobre a saúde humana.

1- Efeitos metilmercúrio
Nos fetos, bebês e crianças, o efeito de saúde primário de metilmercúrio traz o comprometimento do desenvolvimento neurológico. Exposição ao metilmercúrio no útero, o que pode resultar do consumo (pela mãe) de peixes e mariscos que contêm metilmercúrio, podendo afetar o cérebro em crescimento de um bebê e seu sistema nervoso. Impactos no pensamento cognitivo, memória, atenção, linguagem e motricidade fina e habilidades espaciais visuais têm sido observados em crianças expostas ao metilmercúrio no útero.
Surtos de intoxicações metilmercúrio deixam claro que os adultos, as crianças e os fetos em desenvolvimento correm o risco de exposição à ingestão de metilmercúrio. Durante esses surtos de intoxicação, algumas mães – sem sintomas de danos ao sistema nervoso – deram à luz crianças com deficiências graves, tornando claro que o desenvolvimento do sistema nervoso do feto pode ser mais vulnerável ao metilmercúrio do que o sistema nervoso adulto.

Além das deficiências sutis observadas acima, os sintomas de envenenamento por metilmercúrio podem incluir: prejuízo da visão periférica; distúrbios nas sensações (“alfinetes e agulhas”, geralmente nas mãos, pés e ao redor da boca); falta de coordenação de movimentos; comprometimento da fala, da audição, do caminhar e fraqueza muscular. Pessoas preocupadas com a exposição ao metilmercúrio devem consultar seu médico.

Mercúrio e câncer. Não existem dados indicando que a exposição a qualquer forma de mercúrio provoca cancro, mas os dados humanos atualmente disponíveis são muito limitados. Cloreto de mercúrio aumentou vários tipos de tumores em ratos e ratinhos, e metilmercúrio causou tumores renais em ratos machos. Cientistas observam esses efeitos para a saúde em doses extremamente elevadas, acima dos níveis que produziram outros efeitos. Quando EPA revisou suas orientações sobre câncer em 2005, a Agência concluiu que nem mercúrio inorgânico nem metilmercúrio de exposições ambientais são susceptíveis de causar câncer em humanos.

2- Efeitos mercúrio elementar
Elementar (metálicos), principalmente mercúrio, que provoca efeitos na saúde quando é respirado como vapor e quando absorvido pelos pulmões. Essas exposições podem ocorrer quando o mercúrio elementar é derramado ou produtos que contenham mercúrio elementar quebram e expõem o mercúrio no ar, especialmente em ambientes quentes ou com pouca ventilação. Os principais fatores que determinam a gravidade dos efeitos na saúde em relação à exposição ao mercúrio são: tremores, alterações emocionais (por exemplo, alterações de humor, irritabilidade, nervosismo, timidez excessiva), insônia, alterações neuromusculares (como fraqueza, atrofia muscular, espasmos), dores de cabeça, distúrbios nas sensações, mudanças nas respostas nervosas, déficits de desempenho em testes de função cognitiva. Com exposições muito grandes, pode haver efeitos renais, insuficiência respiratória e morte. Pessoas preocupadas com a exposição ao mercúrio elementar devem consultar seu médico.

3- Efeitos de outros compostos de mercúrio (inorgânicos e orgânicos)
Exposições elevadas ao mercúrio inorgânico podem resultar em danos para o trato gastrointestinal, o sistema nervoso e os rins. Ambos os compostos de mercúrio – orgânicos e inorgânicos – são absorvidos através do trato gastrointestinal e afetam outros sistemas por esta via. No entanto, compostos de mercúrio orgânicos são mais facilmente absorvidos através da ingestão de compostos inorgânicos de mercúrio. Os sintomas da exposição ao mercúrio inorgânico alto incluem: erupções na pele e dermatites, alterações no humor, perda de memória, distúrbios mentais e fraqueza muscular. Pessoas preocupadas com a exposição ao mercúrio inorgânico devem consultar seu médico.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie