Um peixe invasor conhecido como armored catfish (bagre blindado) vem se espalhando pelas vias fluviais da região da Space Coast, na Flórida. A espécie — originária da Bacia Amazônica — encontrou nas águas calmas de rios, lagos e lagoas urbanas um ambiente perfeito para se proliferar.
O problema começa com a forma como o peixe “vive”: para se reproduzir ele cava buracos nas margens, o que causa erosão e desestabiliza os bancos de terra. Essa escavação contínua altera o ecossistema, favorece o assoreamento, polui a água e coloca em risco a vegetação ribeirinha.
Além disso, há relatos de que o bagre blindado irrita populações vulneráveis, como os manatee (peixe-boi). O animal se prende aos manatees para se alimentar das algas em suas costas, causando estresse aos mamíferos, que têm seu comportamento e metabolismo alterados — o que pode comprometer sua sobrevivência, especialmente em águas frias.
A invasão preocupa moradores e autoridades locais. Em locais como lagos residenciais e lagoas de condomínios, moradores dizem que o peixe aparece em grande quantidade e têm tentado capturá-lo, sem um controle efetivo até o momento.








