Vamos arrumar o closet?

Vamos arrumar o closet?

Que tal começar o ano com uma faxina geral no armário? Vamos analisar tudo que anda emperrado há mais de ano e sem uso no seu closet? Talvez seja uma roupa novinha mas que você não sabe coordendar, talvez seja uma calça que está com uma barra por fazer ou talvez é só um botão para pregar, certo? Pois bem, hoje, vamos aprender com um guia para fazer um verdadeiro CLOSET CLEANING!

Essa limpeza, além de ser uma ótima forma de descobrir as roupas que mais valorizam seu estilo pessoal e seu corpo, ainda contribuem para uma limpeza interna e uma sensação maravilhosa de bem-estar (pode apostar!)

Recomenda-se fazer uma faxina dessas pelo menos uma vez ao ano, mas o ideal mesmo é fazer sempre no começo de cada estaçao para que você veja tudo que vai poder usar ou estocar, dependendo do clima da sua cidade.

Você sabia que nós só usamos de 20% a 50% das roupas que temos???? Pois é verdade. Esquecemos ou não usamos boa parte de nossas roupas e o motivo principal é que, muitas vezes, elas ficam escondidas. Portanto, a ordem agora é ARRUMAR PARA VISUALIZAR!

Quero que você seja muito sincera nesse momento, vá até o seu armário, retire toda as roupas (incluindo acessórios e sapatos) e responda a essas perguntinhas básicas

1.    Quantas dessas peças você não usa há mais de um ano? Seja por apego ou porque está esperando a moda voltar?

2.    Quantas dessas peças estão precisando de reparos simples ou manchadas?

3.    Quantas dessas peças eram do tempo que seu corpo era diferente (mais gordo ou mais magro)?

4.    Quantas dessas peças você comprou por impulso?

5.    Quantas dessas peças você nem sabe coordenar e formar looks?

Se você identificou várias de suas peças de roupas com essas perguntas é porque precisa SIM de uma limpeza urgente

Vamos começar? ( reserve um dia só para isso, ponha uma música bem legal e mãos à obra):

1.    Analise todas as suas roupas e separe-as por grupos: as que precisam de reparos, as que precisam ser doadas (as que estão sem uso há mais de ano. Abra o coração!), as que desvalorizam seu tipo físico e as que você mais gosta. Procure provar todas de frente para um espelho de corpo inteiro;

2.    Tire todos os vestidos e casacos de capas ou sacos plásticos. Eles só contribuem para a proliferação de fungos;

3.    Separe as roupas por estação. Coloque todas as roupas de frio em lugares separados, como caixas ou malas em algum lugar de pouca visão;

4.    Se tiver paciência, separe as roupas por cores, calças claras perto das claras, jeans com jeans, etc;

5.    Use cabides adequedos para blusas, calças, saias, vestidos curtos e longos. Dê adeus aos de arame (que deformam a roupa) e tente colocar as peças emparelhadas. Ex.: calças com calças, saias com saias, bermudas com bermudas, etc. Assim, será mais fácil visualizar tudo;

6.   Arrume as blusas de malha empilhadas umas às outras de uma forma que você possa vê-las todas pelas cores;

7.    Reserve as gavetas (se possível, com divisor de compartimentos) para as lingeries, meias, roupas de ginástica, biquinis e acessórios;

8.    Se o seu sapateiro não é suficientemente grande, deixe-os nas suas respectivas caixas com a foto de cada um deles virada pra você, empilhados um a um;

9.    Não volte para o armário roupas sujas ou amassadas e certifique-se de sempre abotar os botões ao pendurá-las;

10.    DEIXE TUDO O MAIS VISÍVEL POSSÍVEL. Garanto que a aquela sensação de que “Não sei que roupa vestir” vai diminuir e muito!!!

Por último, leve as roupas separadas para o conserto, procure uma boa instituição de caridade para as doações e dê as boas-vindas para um guarda-roupa mais coordenável e estiloso.

Agora que tudo já está mais limpo e claro, use sua criatividade e monte seus próprios looks com as peças existentes. Você vai se surpreender com a sua capacidade.

No final, monte a sua listinha de itens faltantes no seu armário. Não vá às compras nunca sem uma lista clara do que você precisa para não cair nas armadilhas do consumo exagerado.

Gostou da matéria? Quer mais dicas sobre moda, estilo, beleza e comportamento?

 Então visita o nosso blog www.temqueterestilo.com.br ou vai lá na página do “Temqueterestilo” no Facebook e deixa seu recado para a gente se conhecer melhor.

Beijossss e até a próxima!!

Fotos: Reprodução