Trump enfrenta grande júri em Nova York; teme que campanha seja prejudicada  

Momento decisivo para o ex-presidente Donald Trump que enfrenta o grande júri em Nova York. Foto-Divulgação

Donald Trump nega qualquer irregularidade e critica a investigação como parte de uma “caça as bruxas” de um ano com o objetivo de prejudicar sua candidatura. O ex-presidente será julgado nesta terça-feira (4), em Nova York

Da Redação – Faltam poucas horas para o ex-presidente Donald Trump enfrentar a Promotoria de Manhattan, em Nova York, onde o caso será julgado nesta terça-feira (4), em meio a uma pré-campanha para a eleição presidencial do próximo ano. A Justiça de Nova York tomou uma decisão histórica na quinta-feira (30), ao indiciar o ex-presidente dos EUA por um crime, devido a sua suposta participação em um caso que envolve a compra do silêncio de uma atriz pornô, com quem teria tido um caso.

Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos denunciado criminalmente na Justiça, acusado de um crime após deixar o cargo – uma acusação histórica em meio de uma candidatura à eleição presidencial de 2024. Ele nega qualquer irregularidade e fala de uma “caça as bruxas” com o objetivo de prejudicar sua candidatura.


______continua após a publicidade_______

seguro


Segundo a promotoria, durante a campanha de 2016, Trump teria pago US$ 130 mil pelo silêncio da atriz pornô, Stormy Daniels, com quem supostamente teve um caso. O advogado Michael Cohen fez o pagamento, que foi posteriormente reembolsado por Trump já na Casa Branca, e registrado como gasto jurídico. A suspeita é de que essa despesa tenha sido, na verdade, uma despesa de campanha não declarada.

Trump deixou claro que continuará a sua campanha para se tornar o candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2024, mesmo que sofra alguma acusação formal.

Esforços anteriores para levá-lo à Justiça – como duas tentativas de impeachment no Congresso, investigação sobre possível intervenção russa e operações judiciais em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida – ajudaram a aumentar sua popularidade entre seus seguidores. Portanto, uma acusação desse tipo poderia ter um efeito semelhante.

 Diversas instâncias nos EUA estão investigando a suposta tentativa de fraude no resultado das eleições de 2020, a responsabilidade do ex-presidente no ataque ao Capitólio em janeiro de 2021 e o fato de ter levado documentos secretos do governo consigo após deixar o cargo.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie