‘Tribos vistas do Ar’ para o Dia Internacional dos Povos Indígenas

Fotografias aéreas de índios isolados no Brasil
atraíram a imaginação do mundo.
© Gleison Miranda/FUNAI/Survival

A Survival International publicou uma galeria de fotos aéreas de tribos e seus territórios, assinalando o 18º Dia Internacional da ONU para os Povos Indígenas do Mundo.

Numa colaboração de fotógrafos de renome internacional, o slideshow audio compila 18 imagens de comunidades indígenas e seus diversos territórios.

Visita os índios isolados do Brasil; o território sub-ártico do povo Innu do Canadá; os descendentes do primeiro povo que migrou com sucesso da África para a Ásia, e muitos mais.

As fotos selecionadas pela Survival mostram o cuidado exemplar das tribos no manejo da sua terra e dos seus recursos naturais.

Caçadores Maasai do Quénia.
© Caroline Halley des Fontaines/Survival

Começando no lugar de menor altitude do continente africano, a galeria nos leva pela maior mina de ferro do mundo, no coração da Amazônia, até uma remota ilha da Índia cujos habitantes sobreviveram ao tsunami mais mortífero da história.

Tribos vistas do Ar’ examina a força do conhecimento ancestral, o direito à terra das tribos, e as ameaças que o desenvolvimento traz se elas não são devidamente consultadas.

Os aclamados fotógrafos Tim Allen e Yann Arthus-Bertrand são dois dos artistas cujos trabalhos constam na galeria.

Até 50 anos atrás, os  Innu do Canadá eram
caçadores-colectores, e buscavam renas caribu.
© Dominick Tyler/Survival

O diretor da Survival International Stephen Corry afirmou hoje: ‘O Dia Internacional da ONU para os Povos Indígenas é uma oportunidade para celebrar os povos indígenas e as tribos. As suas línguas, o conhecimento do seu ambiente e a ligação com os seus territórios, ensinam a cada um de nós, no mundo industrializado, coisas que desconhecemos. Estas imagens, ilustrando a diversidade das vidas das tribos, mostram o que significa ser humano.’