Tratamento revolucionário contra o câncer é atendido pelo SUS, em São Paulo

A terapia “CAR-T Cell” combate o câncer com as próprias células de defesa do paciente modificadas em laboratório

O “Car-T Cell” é uma terapia celular contra o câncer aplicada de forma experimental – eliminou vários cânceres em pacientes em estado terminal. Método revolucionário vem sendo atendido pelo SUS em São Paulo

Da Redação – Um método revolucionário no tratamento do câncer, tem resultado na remissão completa da doença, através da terapia “CAR-T Cell”,  que combate a enfermidade com as próprias células de defesa do paciente modificadas em laboratório. Até o momento, 14 pacientes tratados tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores. A recuperação foi no “Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O “Car-T Cell” é uma terapia celular contra o câncer aplicada de forma experimental.  Atualmente, o procedimento no “Centro de Terapia Celular”, em São Paulo,  é feito de forma compassiva, quando o estudo aceita o paciente em estágio avançado da doença, e os médicos conseguem com a Anvisa a autorização para a aplicação do método.


______continua após a publicidade_______

seguro


O estudo usa verbas da “Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)” e do “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”. O método tem como alvo três tipos de cânceres: leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que atinge a medula óssea. O tratamento contra mieloma múltiplo ainda não está disponível no país. 

Vanderson Rocha, professor de hematologia, hemoterapia e terapia celular da Faculdade de Medicina da USP e coordenador nacional de terapia celular da “Rede D’Or”, está à frente dos tratamentos.

“Foi uma resposta muito rápida e com tanto tumor. Fiquei muito surpreso de ver a resposta, porque a gente tem que esperar pelo menos um mês depois da infusão da célula. Quando a gente viu, todo mundo vibrou. Coloquei no grupo de professores titulares da USP e todo mundo impressionado de ver a resposta do tratamento ”, comemorou o especialista.

Entre os outros 13 pacientes tratados, 69% tiveram remissão completa em 30 dias. O primeiro paciente tratado com a técnica na rede pública do Brasil teve resultados eficiente, mas morreu por um acidente doméstico em casa.

R$ 2 milhões por pessoa

Segundo médicos, a técnica é utilizada em poucos países. No Brasil, no segundo semestre, 75 pacientes devem ser tratados com o “CAR-T Cell” com verba pública após autorização da Anvisa para o estudo clínico. Atualmente, o tratamento só existe na rede privada brasileira, ao custo de ao menos R$ 2 milhões por pessoa.

“Devido ao alto custo, este tratamento não é acessível na maioria dos países do mundo. O Brasil, por outro lado, encontra-se em uma posição privilegiada, com a rara oportunidade de introduzir este tratamento no SUS em curto período”, diz Dimas Covas, coordenador do “Centro de Terapia Celular CEPID-USP” e do “Núcleo de Terapia Celular” do Hemocentro de Ribeirão Preto, que desenvolveu a versão brasileira dessa tecnologia.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie