Trabalhos Voluntários Engradecem a Humanidade

Por Rita Pires

O trabalho voluntário vem assumindo papel expressivo na sociedade. O ato de doar é um dos mais nobres e engradece a humanidade. Quando saímos da nossa zona de conforto e doamos nosso tempo em prol de outro, estamos fortalecendo a corrente do amor no mundo. Corrente sim, pois cada um de nós representa um elo. Numa corrente, quanto mais elos, mais forte é a corrente. Dessa forma, quando servimos, doamos nosso tempo, nosso esforço, estamos unindo força em causas nobres, alimentando o mundo de esperança.

Várias organizações nacionais e internacionais promovem o voluntariado, trabalhando em áreas tão diversas como o apoio social, a defesa do patrimônio e do ambiente, proporcionando a oportunidade às pessoas de exercerem seu papel de cidadão.

______continua após a publicidade_______

seguro

Os serviços comunitários também ajudam os estudantes nos Estados Unidos a conseguir bolsa de estudo para faculdade. O departamento de educação dos Estados Unidos entende a importância do serviço comunitário na sociedade, na educação dos jovens, formando cidadãos do bem.

É importante que cada nação tenha sua estratégia de alcance da população, com trabalhos que os conscientize da importância fundamental de cada um, na participação de projetos sociais em benefícios dos necessitados. Isso também pode ocorrer dentro das comunidades, através de associações e grupos religiosos. Incentivar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos a participarem de trabalhos voluntários que, de uma forma ou de outra, ajudem a construir um mundo melhor. Esses trabalhos podem ser feitos em hospitais, orfanatos, asilos, presídios, comunidades carentes, comunidades imigrantes e vários outros.

As organizações não governamentais (ONGs), que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, surgiram com o objetivo de organizar e oficializar ações sociais que dependem de trabalhos voluntários. Desenvolvem ações em diferentes áreas e, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade. As ONGs têm como finalidade maior suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento às necessidades da população, numa relação conjunta.

Essas organizações complementam o trabalho do Estado, realizando ações aonde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações governamentais, e também de entidades privadas, para tal fim. As ONGs agem como parceiras do Estado, levando benefícios aos cidadãos. Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e a seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos”.

Ao contribuirmos com ações sociais, liberamos bondade, generosidade e alegria na terra. A Bíblia ensina que é dando que se recebe. A grande verdade é que sempre percebemos os frutos daquilo que semeamos. Semeando bons frutos, certamente, colheremos o melhor.

Vários Serviços Comunitários são realizados no meio da nossa Comunidade. Esses Serviços contam com milhares de voluntários que entendem a necessidade de ajudar ao próximo. Esses projetos surgem na medida em que pessoas observam a necessidade de uma ponte entre o necessitado e os que ajudam. É evidente que as doações materiais e financeiras são de extrema importância, porém, sem o esforço e o tempo dedicado aos projetos, nada funcionaria, e os recursos não chegariam aos que necessitam. Por essa razão, nos últimos anos, muitos projetos surgiram dentro da comunidade brasileira e expandiram-se.

 

Pessoas que Fazem a Diferença

Entre os Projetos Sociais que se destacam na nossa comunidade está o Projeto Pessoas Que Fazem a Diferença, coordenado por Marcia Romero. Como diz o nome, ele realmente faz a diferença na nossa cidade e tem ajudado muitas famílias. Seu princípio visa a realizar eventos para a comunidade, angariando fundos para ajudar causas de enfermidades crônicas, cujo doente precisa de tratamento médico a curto ou longo prazo; ajuda famílias que tem o responsável temporariamente impossibilitado de gerar ganho e envia roupas e artigos de primeira necessidade aos campos missionários, em várias partes do mundo. Ele conta com doações do governo americano de equipamentos, suprimentos médicos e hospitalares, atendendo pessoas que não possuem seguro médico.

A responsável pelo Projeto, Marcia Romero, reside no estado da Flórida desde dezembro de 1996. Em 2011, registrou a pessoa jurídica Marcia Romero Ministry, Inc., como uma organização sem fins lucrativos. A MR Ministry, Inc., composta de Presidente, Secretária, Tesoureira, e duas Conselheiras, tem o objetivo de angariar fundos para ajudar qualquer pessoa em necessidade financeira, que não possua seguro médico, a adquirir remédios, ir a consultas médicas, ou outra situação crônica de saúde com a necessidade de ajuda financeira imediata.

Para realizar os eventos beneficentes, é preciso de verba, voluntários e o desejo de fazer algo por alguém. A estratégia de Marcia é convidar profissionais de todas as áreas como patrocinadores.

Para se envolver como voluntário, doador ou patrocinador, comunique-se através do website www.peoplewhomakeadifference.org ou pelo telefone (407) 739-0612.

 

Trabalho de Assistência Social Pibborlando

O trabalho de Assistência Social Pibborlando completou 1 ano de serviço. No dia 30 de novembro de 2011, a Pibbo foi aprovada pela Second Harvest Food como um dos centros de distribuição de alimentos para famílias carentes e famílias que estejam vivendo com dificuldade financeira.

O trabalho tem como maior objetivo ajudar a comunidade da Flórida Central no combate à fome. No início, o transporte dos alimentos era feito com uma van e apenas 500 pounds de comida eram distribuídos para cerca de 15 pessoas; hoje, é utilizado um caminhão,  generosamente cedido pela empresa Budge, e cerca de 350 pessoas são atendidas, com a distribuição de 18 mil pounds de comida semanais. São aproximadamente 30% entre brasileiros e hispânicos, os outros 70% são americanos.

Muitos voluntários contribuem de forma expressiva. O trabalho tem o projeto de levar atendimento médico e dentário para pessoas que não possuem seguro saúde e necessitam desse serviço.

4364 35th Street
Orlando, FL 32811 – telefone: (407)206-0163

Assistência Social Pibborlando

Maria Izabel Calijuri

Sec. Sergio Souza.

 

New Hope Assistance Center e DAB – O trabalho que a Igreja Nova Esperança tem semeado através do Dia do Apoio ao Brasileiro, iniciado em 2004, tem colhido excelentes frutos. Durante os 8 anos de trabalho, foram mais  de 15 mil pessoas atendidas e mais de 1000 cestas de alimentos distribuídas às famílias necessitadas. O Dia do apoio ao Brasileiro trabalha junto ao Consulado Itinerante, atendendo à grande demanda e necessidade dos brasileiros no que se refere a documentos e questões jurídicas de nosso país. Esse projeto conta com o intenso trabalho e esforço dos voluntários. Sendo assim, com mais pessoas envolvidas no Dia do Apoio ao Brasileiro, a Igreja Nova Esperança tem mais oportunidades de desenvolver e ampliar o projeto, numa visão de trabalho que favorece os brasileiros que vivem na Flórida. “Servir e ajudar ao próximo é tarefa que não tem preço e que não busca reconhecimento de homens, mas que significa o exercício do amor sem esperar recompensa. Cremos que Deus é fiel e misericordioso para suprir todas as nossas necessidades e abençoar-nos quando colocamos em prática a nossa fé”, disse Sandra Freier (uma das líderes do DAB).

Um trabalho voluntário que marcou a Igreja Nova Esperança e toda a Comunidade Brasileira de Orlando foi a Campanha “For Life pela Sarah”, que aconteceu de abril a julho de 2011. Uma rede de solidariedade entre igrejas, empresários, mídia e simpatizantes da Sarah abraçaram esta causa e movimentaram-se num esforço único para a tentativa de salvá-la através do tratamento com células tronco no Peru. Em função desse trabalho e pensando em ampliar os serviços de                                                                                                                                                       maneira mais efetiva à comunidade brasileira e aos imigrantes em geral, foi criado o NEW HOPE ASSISTANCE CENTER, Centro de Assistência ao Imigrante Nova Esperança, organização cristã sem fins lucrativos, cuja missão é a de anunciar o Evangelho do Senhor Jesus, servindo a comunidade imigrante através de serviços jurídicos a preços acessíveis, serviços sociais, aconselhamento e ensino de língua. Assistência Legal: serviços de imigração para famílias de baixa renda. Atendimento com advogados e preenchimento de formulários para ajuste de status com o credenciamento do BIA (Board of Immigrantion Appeals). Todo o trabalho realizado é supervisionado por advogados a título pro bono ou através de  taxas reduzidas.  Para cada caso, é feito triagem e avaliação. Serviços consulares podem ser feitos pelo correio, Notário Público, Centro de Aconselhamento em Português (aconselhamento pré-nupcial, grupos de apoio para mulheres vítimas de violência doméstica, atendimento individual na língua portuguesa), grupos de apoio (vícios, alcoolismo, pornografia, divórcio, depressão etc.) em português.

Através do Centro de Assistência, criou-se, este ano, o PROJETO CULTURAL BRASILEIRINHOS EM ORLANDO, que visa aos filhos (crianças) de brasileiros nascidos nos EUA, ou que vieram ainda bebês para cá, e que perderam o contato com a língua portuguesa e a cultura brasileira. Os encontros acontecem geralmente aos sábados (durante as férias, nas sextas-feiras), uma vez por mês: as crianças passam o dia realizando oficinas de trabalho da língua portuguesa, música popular brasileira, artes com material reciclável, recreação e esportes. Em cada evento, acontece algo diferente para atrair e ensinar valores às crianças. Os eventos contam com a participação de 10 a 20 voluntários, dependendo do número de crianças registradas. Eles ajudam desde a cozinha, na preparação de um almoço brasileiro, até no desenvolvimento das atividades.

O ensino de português como língua herança e inglês como segunda língua fazem parte do projeto cultural que visa à boa e saudável adaptação do imigrante brasileiro nos Estados Unidos, sem perder o patriotismo pelo Brasil. Enfim, o propósito é servir a comunidade, garantir a segurança, o valor como indivíduo e como imigrantes neste país. O Centro Assistencial ajuda pessoas e famílias atendendo as necessidades diante de uma situação desafiadora, nutrindo as emoções, recuperando a dignidade, autoconfiança e promovendo o crescimento da comunidade, envolvendo as pessoas no serviço por intermédio do trabalho voluntário. Definitivamente, a qualidade de vida da nossa comunidade depende de pessoas que se voluntariam em causas nobres.

www.igrejanovaesperanca.org; igrejanovaesperanca@ineorlando.org; NHACenter@gmail.com      4300 Lake Margaret Dr., Orlando, FL 32812.

Telefones: Escritório da Igreja: 407 275 6161; Centro de Assistência Nova Esperança: 407 275 6163.

Nesta época natalina, vale citar uma operação desafiadora para quem quer fazer a diferença no meio em que vive – começando agora.

 

Operation Christmas Child – Samaritan’s Purse

O Christmas Child da Samaritan’s Purse tem despertado o espírito de bondade e generosidade por todo o país. O presidente do Samaritan’s Purse, Franklin Graham, que iniciou em 1993, já arrecadou mais de 100 milhões de presentes para crianças carentes na época do natal. São chamados “Christmas Shoe Box”. Essas caixas com motivo de natal são distribuídas em todos os Estados Unidos, para que pessoas as encham e devolvam, com o objetivo de levar às crianças que vivem em países pobres e em situações precárias um pouco da alegria do natal. Cada doador preenche sua caixa com produtos de primeira necessidade, brinquedos, material escolar e roupas, para crianças de 3 a 14 anos (menina ou menino). Todas as caixas doadas são entregues nos pontos de recolhimento, que poderão ser encontrados no site ou pelo telefone 1-800-353-5949. As caixas também podem ser enviadas para:

Samaritan’s Purse – Operation Christmas Child
801 Bamboo Road – Boone, NC 28607

Faz 20 anos que esse lindo trabalho é realizado. Parabéns a todos os envolvidos!

 

“Give Kids The World”

A história dessa Fundação começou com uma pequena garota, chamada Amy, que sofria de leucemia e tinha um sonho: conhecer os parques temáticos de Orlando.

Um homem chamado Landwirth, sensibilizado com a história de Amy, procurou recursos para realizar o sonho dela. Passagem de avião, hotel e entrada dos parques eram necessários para levar Amy a esses parques em Orlando.

Porém, durante o processo de busca de doações, Amy veio a falecer e não houve tempo de Landwirth realizar o sonho de Amy. Desde esse dia, Landwirth prometeu para si mesmo que nunca mais falharia com uma criança.

Por essa razão, a “Give Kids the World” foi criada para atender o sonho de crianças com problemas sérios de saúde. Hoje, a Fundação também consegue realizar o sonho de crianças em fase terminal em até 24 horas, porque a intenção é realmente levar o mundo até essas crianças.   A cada ano o número dessas crianças foi crescendo e, para atendê-las com suas famílias, a “Give Kids the World Village” foi fundada em 1989. Hoje, a Village tem 70 acres, um resort com 140 acomodações e várias atrações.

Com a ajuda e o suporte de pessoas, corporações e parcerias de organizações, a “Give Kids The World” recebe mais de 120 mil famílias, de 50 estados americanos e de 72 países.

Uma organização sem fins lucrativos, que tem somente como objetivo tornar realidade os sonhos dessas crianças. Vários voluntários contribuem na logística da Fundação. Ao todo são 1.200 voluntários por semana, que agem como anjos na vida dessas crianças.                                    Para doações ou envolver-se no trabalho como voluntário, basta acessar o site www.gktw.org

 

Centro Espírita Amor e Caridade e Peace & Knowledge

Com a finalidade de visitar asilos, o Centro Espírita reúne um grupo de voluntários todos os meses. Esses trabalhos levam um pouco de alegria para idosos, através da dança, da música e do bate-papo. O Centro entende que são poucos os trabalhos voluntários em asilos, por isso a opção pelos idosos, levando-lhes solidariedade e amor. Esses encontros acontecem todo primeiro sábado do mês, às 10h30. Local: Keystone Village Assisted Home Living, 1090 Donegan Avenue – Kissimmee. Doe um pouquinho de todo o amor que você tem no seu coração!

Mais informações:

C. E. Amor e Caridade: 7901 Kingspointe Pkwy #13 Orlando Fl 32819 407-928-6507

Peace & Knowledge: 4071-C L.B.McLeod Road Orlando FL 32811 407-421-0410

 

Abaixo alguns sites onde você pode se inscrever e voluntariar :

www.handsonorlando.com

www.volunteermatch.org

www.nationalbreastcancer.org



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie