
Cerca de 2.900 voos domésticos e internacionais foram cancelados até o meio-dia de domingo; queda de energia, rodovias interditadas e famílias afetadas com a tempestade de neve no leste dos EUA
Da Redação
A tempestade de inverno no leste dos EUA, no domingo, afetou milhares de famílias com a queda de energia, transtornos nas estradas e suspensão de voos. O índice de neve que caiu na região do Tennessee à Geórgia, a sudeste, até os estados de Vermont e Nova York, a nordeste foi preocupante – com até 30 centímetros de neve –, segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).
O órgão informou que os ventos podem alcançar velocidades de furacão sobre a costa do Atlântico. Meios de transportes sofreram interrupções, com voos cancelados e uma parte da rodovia interestadual I95 na Carolina do Norte fechada. Os motoristas foram avisados sobre “condições perigosas nas estradas” e congestionamentos.
Cerca de 2.900 voos domésticos e internacionais foram cancelados até o meio-dia de domingo, segundo o site FlightAware, e outros 2.400 foram adiados. “O ar ártico, já presente no centro e leste dos Estados Unidos, vai se combinar com esse sistema dinâmico para criar uma espessa camada de mais de 30 centímetros de neve”, explicou o NWS.
A Flórida, a sudeste, geralmente com bom tempo, foi afetada por vários tornados e queda de neve, causados pela tempestade que também gerou danos materiais e inundações costeiras neste domingo, segundo o canal do clima.
O alerta de inverno preocupa mais de 80 milhões de pessoas, segundo a imprensa americana. Pelo menos 235 mil pessoas ficaram sem energia no sudeste, incluindo 150 mil nos estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul, de acordo com o portal PowerOutage.us.
Os governadores de Geórgia, um dos estados mais afetados, Virgínia e Carolina do Norte declararam estado de emergência desde sexta-feira (14). No nordeste dos EUA, centenas de motoristas permaneceram bloqueados por quase 20 horas em um grande eixo de conexão com a capital, Washington.