-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Orlando Health injeta $ 10 milhões para cobrir rombo deixado por hospital fechado - 5 hours ago
-
Procurador da Flórida processa Snapchat por expor jovens a predadores e drogas - 5 hours ago
-
Ex-astros da NBA se juntam ao Orlando Squeeze em torneio de pickleball que promete agitar a cidade - 5 hours ago
-
Impasse no acordo para manter policiais em escolas públicas em Winter Park - 6 hours ago
-
‘Festival do SeaWorld’ oferece um tour gastronômico aos paladares exigentes - 7 hours ago
-
Proprietários de imóveis no Condado de Brevard devem pagar mais aos bombeiros - 7 hours ago
-
Flórida celebra o Dia da Terra com arte, ação e preservação das águas - 1 day ago
-
Crise à vista? guerra comercial com a China pode explodir custos dos hospitais na Flórida - 1 day ago
-
Novo papa a caminho: Conheça os cardeais cotados para o cargo mais sagrado - 1 day ago
-
Uso de drones em área residencial terá punição de até 20 anos, diz Projeto de Lei - 1 day ago
Superar desafios, e até desistir, impulsiona o Ciclo da Imigração!
Edição de janeiro/2020 – p. 03
Superar desafios, e até desistir, impulsiona o Ciclo da Imigração!
Nestes meus 20 anos de América, vi muitas famílias chegarem e outras partirem. Muitas vezes, nas igrejas ou em algum grupo de encontro de famílias, pessoas desaparecem. Partem sem se despedirem, sem notícias e, depois, ficamos sabendo que voltaram porque não deram certo na América.
O sonho de imigrar para outro país é uma luta diária. Saudade dos que ficaram para trás, dificuldades financeiras, e em minha percepção, o que mais afeta as pessoas é a redução do nível social e profissional.
É difícil quando se atinge um nível social e profissional no seu país de origem, ter que voltar atrás e começar tudo de novo. Muitas vezes também pensei em desistir, quando as coisas começavam a dar para trás, mas com apoio da família principalmente, vendo o sucesso dos filhos na escola, como exemplos básicos, pensava. Criava uma força interior que me obrigava a continuar. Descobri o significado da palavra persistência e resiliência a fórceps na América.
Hoje, o conselho que posso dar a quem pensa em imigrar é ter planejamento e se preparar. Evidente que os percalços são inevitáveis, mas quando há o consenso – decisão de seguir em frente –, os nossos mecanismos de defesa reagem, então somos motivados a ‘tentar’ um pouco mais e, quem sabe…
O Ciclo de Imigração é intenso, e não há como conter a mola-motriz que impulsiona nossas vontades, e assim a ‘coisa’ vai. Muitas famílias continuam a chegar e algumas estão retornando, porque não deram certo, acabou o dinheiro, etc.
São experiências que vão se somando – cada qual com a sua história de vida –, agregando personagens de diferentes origens, pátrias e resultados. É a canalização do sonho que demarca quem somos, quais os nossos limites e aonde podemos chegar.
Imigrar é um desafio de todos os dias – momentos e horas –, buscando o lugar merecido na maratona da resistência. Quando imigramos, rompemos apegos, rotina e círculo de amigos, vislumbrando sucesso, mesmo que o custo seja alto.
O que eu pessoalmente posso garantir, é que quem consegue superar todos os desafios, os resultados são altamente compensadores.