“Sugar Loaf Emporium”, recanto do Brasil em Pinellas Park

“Sugar Loaf Emporium”, recanto do Brasil em Pinellas Park

voltar

JAN/16 – pág. 22

O restaurante e mercado são referência brasileira onde você encontra o melhor da nossa gastronomia. A novidade é a ampliação do local, com churrasqueira especial

DSC_2545

O restaurante e mercado “Sugar Loaf Emporium”, em Pinellas Park, é uma referência da Comunidade Brasileira na Flórida, onde se degusta o melhor da nossa comida, além de encontrar os produtos tradicionais do Brasil, incluindo doces, farinha, entre outras necessidades. Sob o comando do empresário paraense Erasmo Castro, e da sócia Elaine Araújo Selvagem, o “Emporium” dispõe de equipe altamente preparada para atender os brasileiros, hispânicos e portugueses, que se reúnem em ambiente aconchegante e amigo. “O nossa comida atende ao paladar de nossa clientela, pois temos uma preocupação diária em servir o arroz e o feijão, que os brasileiros adoram, além de carnes diferenciadas como picanha, porco, bife e o frango”, comenta Erasmo. “Estamos a quase doze anos trabalhando com afinco e a casa tem uma clientela fiel, atraída pelo bom atendimento”,complementa. Mas a grande novidade para os clientes é a ampliação do restaurante, com uma churrasqueira especial, aguçando ainda mais o apetite dos amantes da boa carne e do churrasco.

DSC_2546

Relata Castro que o “Sugar Loaf Emporium” funciona há 18 anos e que ele assumiu a casa em 2004, concretizando um sonho, após realizar minuciosa pesquisa de mercado em cidades da Flórida. “Quando cheguei aos Estados Unidos, em 98, fui para Pompano Beach e tinha o desejo de montar uma loja. Eu fui proprietário de loja de embalagens no Brasil, mas chegando em Pompano fiz uma pesquisa na área de mercado e soube que já existiam dois mercados na cidade e me disseram que não ia dar certo montar um terceiro. Pesquisei em Fort Myers e lá também tinha um mercado que supria a comunidade, formada de poucos brasileiros. Então viemos cá – Pinellas Park -, em 2003”, lembra Erasmo. “Fiz um levantamento dos mercados que existiam na cidade quando, em 2004, surgiu a oportunidade de comprar essa loja e deu certo. Criou-se uma base solida, após muito trabalho, e estou aqui até os dias de hoje”, comemora. “Inclusive, quando compramos a loja não tinha o mercadinho de produtos brasileiros e nós montamos porque é importante para os brasileiros. Eles degustam a comida brasileira e também levam para casa os produtos do Brasil”, acrescenta. “A Antônia Vera é quem cuida do cardápio do restaurante. Conversamos sobre o que será servido na semana e ela prepara os pratos. A Vera é quem faz as compras, ela é o meu braço direito”, diz.

Remessas para o Brasil

No “Sugar Loaf Emporium” os clientes podem enviar dinheiro para o Brasil, e demais países, de forma ágil e segura. “Há dezoito anos a loja realiza o money transfer para a comunidade brasileira, hispânica e portuguesa. E todos se sentem seguros com o nosso trabalho. Estamos aqui para servir os imigrantes com seriedade e precisão. Esse o nosso objetivo”, fala Erasmo. E no contato diário com os brasileiros, fatos curiosos ocorrem, como relata o empresário, surgindo, inclusive, situações que o envolvem, afinal, é prestativo e solidário em quaisquer ocorrências. “Certa vez, um rapaz chegou aqui chorando. Ele era do interior de Minas e me contou que tinha perdido sete mil e oitocentos dólares no incêndio. O dinheiro tinha pegado fogo e ele estava muito abatido, isso me comoveu. O amigo tinha lhe dito que ele deveria jogar fora o dinheiro queimado porque não valia mais nada. Mas eu disse que o dinheiro tinha valor e que poderia ser recuperado. Ele ficou muito surpreso”, relembra. “Fomos à casa do rapaz, pegamos o dinheiro queimado e fomos até o banco. Lá foram feito todos os procedimentos legais e ele foi ressarcido. As cédulas tinham se queimado até a metade e o banco considerou. Ele tinha escondido o dinheiro em casa e, infelizmente, ocorreu o imprevisto. Fiquei muito feliz por ele”, fala com emoção.

DSC_2538

Natural da cidade de Marabá, no Pará, Erasmo Castro reside há 18 anos nos Estados Unidos. Com características físicas que lembram os hispânicos, relatou o empresário que normalmente as pessoas o confundem com espanhol e mexicano. “As pessoas vêm conversar comigo em espanhol, mas levo na esportiva e os convido para comer no restaurante. O essencial é atender todo mundo bem”, sorri. “É importante ressaltar que a comunidade portuguesa aqui é a mais antiga e a mais forte, depois vêm os brasileiros”, enfatiza.

E quanto ao mercado de trabalho para brasileiros na região, explica Erasmo que, “muita gente, principalmente os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, vem para essa região em busca de oportunidades. Querem recomeçar a vida porque já se cansaram do frio. Aqui não é uma cidade turística, a exemplo de Orlando, mas tem muito trabalho na construção civil. Na nossa região têm pequenas empresas em plena atividade”, fala. E sobre os novos empreendedores brasileiros, quando perguntado, “as pessoas empreendedoras compram casas na praia e se estabelecem aqui. Existem hoje três perfis de brasileiros: o pobre que vem da roça e entra pelo México, o pessoal da classe média que já vem para trabalhar e o rico que vem para comprar sem a preocupação em ter que trabalhar”, conta. “Convido a todos que venham conhecer a nossa região, desfrutar das praias e degustar uma boa comida em nosso restaurante. Todos serão sempre bem vindos”, finaliza.

Serviço

Sugar Loaf Emporium

Endereço: 6115 ParkBlvd N, Pinellas Park, FL 33781

Telefone: 727-541-5525


WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga