Sua carreira é uma ação ou um título?

voltar

MAI/12 – pág. 32

Ações, títulos e caixa têm níveis diferentes de volatilidade. É importante conhecer o perfil de risco de cada investimento para poder diversificar seu portfólio com ativos que componham um espectro de cenários de risco/recompensa. Isso também é verdadeiro para seu capital humano. Você considerou o perfil de risco de seu capital humano em sua estratégia financeira geral?

 

Definição de capital humano

O capital humano é o valor presente da renda futura esperada da mão de obra; isto é, seu potencial de ganhos. Você converte o capital humano em capital financeiro durante toda a sua carreira poupando e investindo alguns de seus ganhos em investimentos tradicionais como ações, títulos, imóveis e caixa. Esses ativos compõem o seu capital financeiro e, quando combinados com seu capital humano, oferecem um quadro mais completo de sua riqueza econômica total.

Determinando o perfil de risco de seu capital humano

Da mesma forma que os ativos tradicionais, o capital humano também tem um determinado perfil de risco, que varia de estável e de baixo risco (como os títulos), como no caso de um professor universitário concursado ou funcionário público, até um perfil arriscado e volátil (como as ações), como um acionista remunerado por comissões, consultor freelancer ou empreendedor.

 

Gerenciando o perfil de risco de sua riqueza econômica total

Da mesma forma que você aloca seu capital financeiro entre investimentos com diferentes perfis de risco para diversificação, você também deve equilibrar seu capital humano e capital financeiro, para que sua riqueza econômica total seja equivalente à sua tolerância geral ao risco. Isso significa que, se sua profissão é similar aos títulos, você deve considerar investir seu capital financeiro em ativos tradicionais ligeiramente mais agressivos. Da mesma forma, uma carreira similar às ações pode permitir que você seja um pouco mais conservador com seus ativos.

 

Alocando seu capital financeiro para corresponder ao seu perfil geral de risco

Imaginemos Pedro, um investidor que quer alocar adequadamente seus ativos, de acordo com seu perfil de risco1. A riqueza econômica total de Pedro é $2,000,000, com $1,000,000 em capital financeiro e $1,000,000 em capital humano. Como Pedro tem uma carreira estável como funcionário do governo, seu capital humano é similar a um portfólio conservador com 80% de títulos e 20% de ações. Portanto, o capital humano de $1,000,000 de Pedro é comparável a $800,000 em títulos e $200,000 em ações. Para obter a alocação correta de ativos de sua riqueza econômica total, Pedro deve incluir a alocação de seu capital humano para determinar a alocação de seu capital financeiro.

Monica Camargo de Franchi Souza
mcfranchisou@ft.newyorklife.com
407-276-6107