Seleção Brasileira de Vôlei convoca Luciana Yasmin

Seleção Brasileira de Vôlei convoca Luciana Yasmin

A jogadora de vôlei Luciana Yasmin Paiva Pereira, de 16 anos, convocada pela Confederação Brasileira de Voleibol para a Seleção Brasileira Sub-18 Feminina visando a disputa do “Campeonato Mundial” da categoria. Treinada pelo pai, Kadão, ex-atleta de vôlei, ela é uma promessa do vôlei nacional

Edição de maio/2019 – p. 16

Seleção Brasileira de Vôlei convoca Luciana Yasmin

Se valer o dito popular, “filho de peixe…”, com certeza a convocação da atleta Luciana Y. Paiva Pereira, de 16 anos, pela Confederação Brasileira de Voleibol para a Seleção Brasileira Sub-18 Feminina –, faz jus às conquistas do pai, o coach Ricardo Alexandre Correa Pereira – popular Kadão, ex-atleta de vôlei do Brasil. E o que seria apenas o pedido da filha – aos 10 anos –, segundo lembra à mãe, Lidvani Paiva, ex-jogadora de vôlei, que deixou as quadras para estudar Direito, se transformou em uma trajetória bem-sucedida. “A Lu (Luciana) começou a treinar de brincadeira, ainda menina, quando viu as Olimpíadas e pediu para ser treinada pelo pai. E ela chegou lá, com muito esforço e determinação, atingindo um patamar cobiçado por todo atleta que almeja ser convocado pela seleção do seu país. Nós, pais, estamos orgulhosos pela ascensão de nossa filha no esporte”, comemora Lidvani.

Luciana se apresentará à Comissão Técnica no próximo dia 27 de maio, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, quando iniciará fase de treinamentos para disputar em setembro – de 5 a 14 –, no Egito, o “Campeonato Mundial”. A equipe será comandada pelo técnico Hylmer do Nascimento Dias. “A Lu vai ficar no Rio lutando por sua vaga no mundial. Neste período, a cada quinze dias, ela estará liberada para estar com a família”, lembra Lidvani.

Todos os esforços para se chegar ao topo, reconhece a mãe, contou com o empenho do notável Kadão, jogador de destaque no Voleibol – que o Brasil ama e respeita. Foi ele quem desenhou e projetou a carreira de Luciana ao longo dos anos, formando, inclusive, a equipe feminina Bravo, representante da “Escola Bravo Volley – Brasil Volleyball Academy”, em Orlando, que se conquistou o terceiro lugar no “AAU Girls Junior National Championships” – categoria 14’U Classic, reunindo 30 mil atletas no “Centro de Convenções de Orlando”.

Luciana e o coach e pai Ricardo Alexandre Correa Pereira – popular Kadão, ex-atleta de vôlei do Brasil
Luciana e o coach e pai Ricardo Alexandre Correa Pereira – popular Kadão, ex-atleta de vôlei do Brasil

“A princípio, a Lu pediu para ir para a Seleção de Vôlei dos Estados Unidos, mas no ano passado mudaram-se as regras e atletas sem citizenship não podem ingressar em seleções que representam o país americano, foi então que ela conquistou sua vaga na equipe principal do Team Florida onde foram campeãs no ano passado. E este ano novamente fez o try-out para a equipe da Flórida e deu certo, mas como foi convocada para a Seleção Brasileira que também ocorrerá na mesma época, ela optou pela Seleção do Brasil que tem mais peso e que irá projetar a sua carreira no mundo do voleibol”.

“A Luciana sempre foi muito focada nos estudos e no esporte. E desde que lá atrás, com seus 10 anos ela vem cada vez mais treinando e se dedicando ao esporte, e agora com a sua convocação, intensificou ainda mais seus treinamentos diário junto com seu pai e coach Kadão, ela quer chegar ao Brasil bem preparada. Ela ainda é uma criança, mas com muita responsabilidade no que faz. Estamos felizes por ela, pelo seu sonho que está sendo realizado”, enfatiza a mãe.

“O que eu posso dizer é que devo todas minhas conquistas ao meu pai, que realmente acreditou em mim e me treinou dia após dia me fazendo acreditar no meu potencial e que com muito treino, determinação e boas escolhas, eu poderia chegar aonde eu quisesse, meu pai é o cara. Te amo!!”, enfatiza Luciana.

Torneios Regionais e Nacionais

Segue a relação de alguns dos principais torneios Regionais e Nacionais que contou com a brilhante atuação de Luciana em 2019:

  • 1st place 16’U Club Division – BRAVO 16’U – USAV MLK SHOWCASE – Orlando – FL;
  • 1st place 16’U Club Division – BRAVO 16’U – AAU Chill Blast Grandprix Regionals – Orlando – FL (earned bid free to AAU Junior Nationals Championship in June/2019);
  • 1st place 16’U USA Division – BRAVO 16’U – USAV Daytona Beach 100 – Daytona Beach – FL;
  • 5th place 16’U Club Division – BRAVO 16’U – AAU Winter Festival – Orlando – FL;
  • 1st place 16’U USA Division – BRAVO 16’U – USAV Molten Florida Pre-Qualifier – Tampa – FL

Representando o Estado de Minas Gerais no Brasil e o Estado da Florida nos EUA:

  • Time de Minas Gerais 2019 – quarto lugar – Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18 – Fevereiro/2019;
  • Team Florida – HP All Stars – pre-selected camp – April/2018;
  • Team Florida – HP All Stars – selected team – June/2018; Team Florida – HP All Stars – Gold Medalist – USA Volleyball High Performance Championships – July/2018;
  • Team Florida – HP All Stars – pre-selected camp – April/2019. A atleta também se destacou em torneios disputados em 2018.

Os destaques do ano de 2017 para o Clube – Torneios locais: – 1st place 14’U – BRAVO 14’U – The Big House Tournament – Tavares – F; 1st place 14’U – BRAVO 14’U – The Big House Pepsico Challenge Tournament – Tavares – Fl; 1st place 14’U – BRAVO 14’U – WPVC Tournament – Winter Park – Fl; 1st place 14’U – BRAVO 14’U – WPVC Tournament – Winter Park – Fl, entre outros torneios Regionais.