Recebeu sua devolução do Imposto de Renda? Aproveite para comprar a sua casa!

Recebeu sua devolução do Imposto de Renda? Aproveite para comprar a sua casa!

voltar

MAR/14 – pág. 50

______continua após a publicidade_______

retaxes
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Tenho recebido e-mails e telefonemas de pessoas interessadas em comprar uma casa, mas muitos estão com medo de aplicar e ter o seu empréstimo negado, devido às exigências dos bancos. Se você está entre estas pessoas, fique tranquilo e siga em frente. O pior que pode acontecer é não se qualificar neste momento, no entanto, terá a vantagem de ser orientado no que fazer para conseguir um empréstimo dentro de curto prazo. Existem empréstimos e casas para todo bolso.

Hoje, o financiamento mais usado é o FHA, em que a entrada é somente de 3.5% do valor do imóvel. Claro que temos que calcular os gastos que acompanham a compra: em muitos casos, conseguimos uma contribuição do proprietário que está efetuando a venda do imóvel. Outro financiamento muito popular é o Conventional, em que se exige entre 10% a 20% de entrada (normalmente).

O USDA também é um empréstimo procurado, pois não precisa de entrada. Mas esse não serve para todo mundo, pois só determinadas áreas e residências se qualificam. Dessa forma, o comprador fica um pouco “limitado” em sua escolha.

Existe ainda o VA, um empréstimo muito procurado, mas somente oferecido aos que serviram o país na área militar. Nesse empréstimo, não há necessidade de entrada, mas deve se pagar uma pequena taxa.

Os empréstimos citados são os mais comuns. Existem outros mais criativos para os que não se qualificam para empréstimos com bancos convencionais: um que escutamos bastante é o hard money loan, quando investidores emprestam dinheiro a juros exorbitantes. Afinal de contas, eles emprestam dinheiro a um comprador que não conseguiu empréstimo com bancos convencionais, por isso, o risco é maior e, consequentemente, seu retorno também é maior. Esse empréstimo não é muito utilizado, mas, em alguns casos, pode trazer benefícios.

Normalmente, os empréstimos são oferecidos no prazo de 15 ou 30 anos; podem ter juros fixos, que não mudam até a quitação da dívida; ou flutuantes, com juros fixos por um prazo e depois variando de acordo com os juros atuais.

Minha indicação: se você financiar e não tiver previsão do tempo para quitar o imóvel, o ideal é financiar em 30 anos fixos, sem penalidade para quitar a dívida quando desejar. Desta forma, seu pagamento será mais baixo e, se você tiver dinheiro extra, mande para o seu principal. Lembrando que os juros serão pagos enquanto o dinheiro estiver sendo utilizado. Por exemplo: um imóvel de $250,000, com $50,000 de entrada e financiamento em 30 anos. Você resolve quitar em 6 meses. Os juros a serem pagos serão somente até os 6 meses. Aproveitando esse exemplo, se você tem intenção de pagar em um prazo curto de até 5 anos, o mais recomendável é financiar com juros flutuantes que serão reajustados em 5 anos. O motivo dessa escolha: juros flutuantes são menores do que juros fixos, além disso, você quitará o imóvel antes do reajuste, pagando menos juros no total.

O mais importante é saber que existem programas que ajudam com a entrada e até com os gastos da compra. Normalmente, este dinheiro é chamado de “empréstimo”, mas você nunca precisa repagar a quantia recebida se ficar na casa por 5 a 10 anos, dependendo do programa que estiver utilizando. A condição é não vender a casa por um determinado prazo. O calculo é feito desta forma: se você recebeu $30,000 de ajuda para adquirir o seu imóvel e o programa exige que você não o venda por cinco anos, eles libertarão sua dívida aos poucos, todos os anos. No exemplo citado, eles libertariam do empréstimo o valor de $6000 por ano. No fim dos 5 anos, você não deveria nada a eles e poderia vender a casa (se assim desejar). Usando o mesmo exemplo, vamos supor que você resolva vender a casa com 4 anos, terá que devolver $6000 para eles com a venda do imóvel. Isso é uma proteção para que as pessoas não se aproveitem do programa.

Minha sugestão é que vocês façam bom proveito com a devolução de imposto de renda, investindo na compra de sua casa. A hora é agora e os preços e juros ainda continuam bem vantajosos.

Tenham um ótimo Spring Break!

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie