Quer ficar um ano nos EUA, de graça? Saiba como

Quer ficar um ano nos EUA, de graça? Saiba como

ONG está oferecendo 50 bolsas de estudos a alunos da rede pública para estudar um ano no país de Barack Obama

Experiência vivida por Rafael foi além do aprendizado da língua e dos costumes; serviu, sobretudo, para o amadurecimento (Matheus Urenha / A Cidade)
Experiência vivida por Rafael foi além do aprendizado da língua e dos costumes; serviu, sobretudo, para o amadurecimento (Matheus Urenha / A Cidade)

Você quer morar um ano nos Estados Unidos, com tudo pago e ainda com uma ajuda de custo mensal? Foi o que aconteceu com Rafael Gomes da Silva, 19 anos, de Barrinha, que ganhou uma bolsa da Organização Não Governamental AFS Intercultura Brasil.

Quem tem o mesmo sonho de Rafael e está no ensino médio também pode concorrer a uma bolsa de estudos, de um ano, naquele país, patrocinada pela ONG.

No total, para todo o país, são 50 bolsas para estudantes da rede pública ou que estão em escolas particulares como bolsistas.


______continua após a publicidade_______

seguro


As inscrições podem ser feitas pelo site da ONG, www.afsbolsasusa.org.br e, simultaneamente, os interessados devem fazer online uma prova de inglês e de matemática, além de uma redação em inglês.

“Os dez primeiros colocados vão ser chamados para uma entrevista onde vamos verificar o inglês, que tem que ser bom, comprovar se ele é de escola pública e qual a renda”, diz Claudio Miranda, vice-presidente da ONG.

“Os contemplados são pessoas muito simples e a viagem faz com que eles tenham uma nova visão de mundo. São pessoas que vão atrás do que querem e a maioria aprendeu inglês sozinha”, afirmou Miranda.

Família americana
Se for aprovado, o aluno contemplado não gasta nada. A AFS Intercultura Brasil paga desde a mala até os papéis utilizados para o bolsista fazer o passaporte.

Nos Estados Unidos, ele fica hospedado na casa de uma família cadastrada no programa.
No caso de Rafael, a hospedagem foi na residência de uma família de Wilmette, uma cidade localizada no Estado de Illinois.

Durante o ano em que permaneceu naquela cidade, ele aprendeu a falar inglês fluentemente e a conhecer a cultura norte-americana.

“Nem tudo o que a gente vê nos filmes e nos noticiários é verdadeiro. Por exemplo, nos Estados Unidos não está todo mundo gordo. Na região que eu fiquei a maioria é magra”, afirma.

Quando prestou a prova, ele estudava no Instituto Federal de Sertãozinho durante a noite e fazia estágio durante o dia.

Para ele, a grande lição foi o amadurecimento emocional e as novas perspectivas de vida. “Estamos em um país estranho e precisamos tomar nossas próprias decisões, sozinhos, sem ajuda de ninguém, o que amadurece a gente. E o mundo se abre para coisas novas”, afirma.

Inscrições vão até setembro

As inscrições para concorrer a uma bolsa da AFS Intercultura Brasil estão abertas até o fim de setembro. Até agora, vinte estudantes já foram contemplados. Outros 12 serão selecionados em 2013.

Os contemplados terão direito a um ano de estudos nos Estados Unidos e ganharão os livros escolares. A  hospedagem é gratuita.

A ONG também vai custear a passagem, transporte escolar em território norte-americano e seguro médico com cobertura de até 1 milhão de dólares, exceto para doenças pré-existentes. “Também pagamos a taxa de visto”, explica Claudio Miranda.

Fonte: jornalacidade.com.br



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie