-
Pessoas abaixo de 65 anos, do grupo de risco, podem vacinar em farmácias da Flórida - 2 days ago
-
Descubra efeitos e magia da tatuagem, na arte viva do mestre Diego Conci. - 01/03/2021
-
Buldogues de Lady Gaga roubados: cantora oferece recompensa de 500 mil dólares - 26/02/2021
-
Biden revoga veto de Trump e autoriza grenn card e vistos de imigrantes - 26/02/2021
-
Vacina contra Covid-19 autorizada nas farmácias CVS da Flórida - 24/02/2021
-
Pamela Tello, influenciadora digital nos EUA, convidada a integrar “Grupo LIDE USA/Flórida” - 23/02/2021
-
“Auxílio Moradia” socorre famílias com ordem de despejo na Flórida. - 22/02/2021
-
Perda de memória e cansaço persiste, revela Gwyneth Paltrow, após se recuperar da Covid - 21/02/2021
-
Ônibus autônomos, sem motorista, circulam em Lake Nona. - 17/02/2021
-
O que muda para o imigrante indocumentado no governo Biden? Advogada de Imigração esclarece. - 16/02/2021
Quase metade dos brasileiros que vivem fora do Brasil estão nos Estados Unidos
por Geovany Dias
Que o brasileiro adora subir a América até os EUA, isso não é novidade. O turista brasileiro já é conhecido por ser um dos que mais gasta no país americano: segundo dados consolidados pelo National Travel & Tourism Office, eles gastaram mais de 11 bilhões de dólares nos Estados Unidos só em 2016.
Mas o povo do Brasil não está só viajando. Um levantamento feito pelo Itamaraty aponta que o número de brasileiros morando nos EUA teve alta pelo terceiro ano consecutivo: cerca de 1,5 milhão de pessoas. O número chama mais atenção quando comparado em dados percentuais, representando 45,7% do total daqueles que deixaram o Brasil em direção a outros países.

Ranking – a lista liderada pelos EUA é seguida pelo Paraguai em segundo lugar, Japão e Portugal em terceiro e quarto lugares. Dentre as regiões dos Estados Unidos que mais concentram brasileiros estão os estados da Geórgia (350 mil, de acordo com o Consulado do Brasil em Atlanta) e Flórida (250 mil, de acordo com o Consulado Geral de Miami).
De acordo com Felix Prieto, PhD em Relações Internacionais, o motivo que impulsiona os brasileiros para fora do país é a constante busca por oportunidades. “A energia no Paraguai é 70% mais barata que no Brasil e tem a mesma fonte, Itaipu. Os aposentados estão indo para Portugal, onde encontra segurança, tranquilidade e sistema de saúde que funciona barato. Também milhares de universitários cursam seus estudos em Coimbra porque sai mais barato e mais seguro. E uma grande quantidade de brasileiros também segue para os Estados Unidos”, ressaltou o Prieto. O especialista reforça ainda que a instabilidade econômica, falta de segurança pública e oportunidades de emprego também podem ser destacados como fatores que implicam na saída dos brasileiros do país. “O que todos têm em comum é a crise econômica que se alastra desde 2014 e a falta de segurança: 65 mil assassinatos por ano (10% do mundo) e quase 500 policiais mortos ao ano em todo os pais”, revela.