Qualidade da Água e Ar Interior

voltar

OUT/12 – pág. 34

QUALIDADE DA ÁGUA

A água de torneira que bebemos possui PH médio de 7.4 na escala que mede a acidez/alcalinidade. Se você usar um bom sistema de filtragem de água para retirar o excesso de cloro ou outras substâncias que podem prejudicar a saúde, essa água pode ser bem mais saudável que algumas vendidas no mercado por um preço alto. Você poderá comprar um ionizador ou aumentar o valor do PH (que pode chegar a 14, no entanto, é recomendável beber água com – no máximo – PH 10).

Se você comprar uma fita de medir o PH da água, pode checar o PH dos líquidos ingeridos, surpreendendo-se ao comparar alguns deles. Por exemplo, o refrigerante, em geral, tem o PH em torno de 2.5. O que isso significa? Por ser uma escala logarítmica, para equilibrar o organismo, você terá que beber 32 copos de água com PH de no mínimo 7.4. O nosso sangue tem o PH médio de 7.4, portanto, toda a água que bebemos deve ter o PH de no mínimo 7.4.

No nosso corpo, a água representa mais de dois terços do total do peso do corpo humano, portanto, sem água, nós morreríamos em poucos dias. O cérebro humano é composto por 95% de água; o sangue, de 82%; e os pulmões, de 90%. A mera redução de 2% na oferta de água do nosso corpo pode desencadear sinais de desidratação: memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar menor impressão, como uma tela de computador. (Você está tendo problemas para ler isso? Beba!). Desidratação leve é uma das causas mais comuns de fadiga durante o dia.

A água serve como lubrificante na digestão e em quase todos os outros processos do organismo. A água de nossa saliva ajuda a facilitar a mastigação e deglutição, o que garante que o alimento deslize facilmente para o esôfago. A água também lubrifica as articulações e cartilagens. Menos lubrificação nas juntas proporciona maior atrito, o que pode causar dor nas articulações, joelho e costas, potencialmente levando a lesões e artrite. Os nossos olhos também precisam de muita lubrificação para trabalhar bem e manter-se saudáveis. A água é importante para os mecanismos do corpo humano. O corpo não pode funcionar sem ele, assim como um carro não pode ser executado sem gás e óleo lubrificante. Na verdade, toda célula e funções dos órgãos, que compõem nossa anatomia e fisiologia inteira, dependem da água para o seu funcionamento.

Muitas doenças poderiam ser evitadas se bebêssemos uma água de melhor qualidade!

 

QUALIDADE DO AR

Para melhor qualidade do ar dentro de casa, recomenda-se instalar um sistema que elimine os micróbios instalados no air handler (no condensador do ar-condicionado, localizado internamente na casa). Esse sistema funciona instalando Lâmpadas de UV-C que agem como germicida sobre micróbios no ar. UV tem a capacidade de matar bactérias quando a lâmpada fica a uma distância de pelo menos 6-8 polegadas. Algumas empresas declaram que esse sistema pode chegar a matar 99,9% das bactérias em uma única passagem.

Muitas vezes, você se pergunta por que está tendo alergia. Provavelmente, os dutos de ar- condicionado da sua casa estão cheios de bactérias e nunca foram limpos desde que você foi morar nela (você não sabe quem morou na casa antes e que tipo de higiene a pessoa tinha. Talvez haja o acúmulo de bactérias de muitos anos, retidas no condensador e dutos). A solução é contratar uma empresa de limpeza de dutos de ar e um profissional na área de ar-condicionado, bem como instalar em cada condensador um aparelho contendo Lâmpadas de UV-C, que agem como germicida.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net