Não houve a intenção da primeira-dama dos EUA, Jill Biden, em ofender os latinos ao compará-los com “tacos de café da manhã”. Ela pediu desculpas e disse da sua admiração pela comunidade
Da Redação – Foi uma tentativa de elogio aos latinos, ao compara-los com “tacos de café da manhã”, mas a fala da primeira-dama dos EUA, Jill Biden, foi alvo de críticas. Ela pediu desculpas, dizendo expressava sua admiração pela comunidade latina. Em contrapartida, a “Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos” disse que Biden e seus redatores de discursos deveriam “entender melhor as complexidades de nosso povo”. “Não somos tacos. Nossa herança como latinos não deve ser reduzida a um estereótipo”, disse a associação.
Tudo aconteceu quando Jill Biden falava em San Antonio, na Conferência Anual da “UnidosUS”, anteriormente conhecida como “Conselho Nacional de La Raza”. A primeira-dama tentou elogiar o mexicano-americano Raul Yzaguirre, que liderou a organização de direitos civis e advocacia por 30 anos.
“Raul ajudou a construir esta organização com o entendimento de que a diversidade desta comunidade, tão distinta quanto as bodegas do Bronx, tão bonita quanto as flores de Miami e tão única quanto os tacos de café da manhã aqui em San Antonio, é sua força”, disse Biden.
Em toda a cidade de Nova York, as lojas de conveniência conhecidas como bodegas são frequentemente administradas por comerciantes dominicanos ou porto-riquenhos. Biden pronunciou erroneamente a palavra como “bogotas”.
Os conservadores nas mídias sociais também falaram na gafe, dizendo que haveria indignação liberal se um republicano proeminente tivesse feito as mesmas observações.
“Não é à toa que os hispânicos estão fugindo do Partido Democrata!” O representante dos EUA Andy Biggs, um republicano do Arizona, escreveu no Twitter.