A “Administração Nacional Oceânica e Atmosférica” declarou oficialmente na quinta-feira (8) a presença de um El Niño – fenômeno climático que eleva a temperatura do mar, podendo reduzir os efeitos da temporada de furacões
Da Redação – Em comunicado à população da Flórida Central, a “Administração Nacional Oceânica e Atmosférica” declarou oficialmente na quinta-feira (8) a presença de um El Niño – fenômeno climático que eleva a temperatura do mar, podendo reduzir os efeitos impactantes da temporada de furacões. Segundo meteorologistas, “o El Niño está aqui, e é preciso estarmos atentos”.
Esse um assunto que vem sendo discutido em Orlando, quanto aos procedimentos de alerta com a chegada do fenômeno – isso ocorre em média a cada sete anos. Segundo estudiosos, El Niño não causa diretamente a formação de furacões, é um fenômeno climático que envolve o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o que pode ter várias consequências climáticas em diferentes partes do mundo.
No Oceano Pacífico, durante o período do El Niño, as águas mais quentes podem levar a um aumento da atividade de ciclones tropicais, que incluem furacões. No entanto, é importante notar que o El Niño não é a causa direta dos furacões.
Em vez disso, o aumento da atividade de ciclones tropicais durante o El Niño está associado a mudanças nas condições atmosféricas e oceânicas, como padrões de vento e temperatura da superfície do mar. Outros fatores, como a temperatura da superfície do mar em outras partes do mundo e a presença de sistemas atmosféricos favoráveis, também desempenham um papel importante na formação e intensificação dos furacões. Portanto, embora o El Niño possa influenciar indiretamente a atividade de furacões em certas regiões, ele não é o único fator determinante e nem causa direta dos furacões.
Para a temporada de furacões de 2023, enquanto o El Niño é o grande supressor, a Bacia do Atlântico, incluindo o Mar do Caribe, o Golfo do México e o Atlântico, já está muito acima do normal no departamento de temperatura. A influência do El Niño vence quando forte, mas a bacia atlântica extremamente quente oferece uma incerteza acima do normal sobre como a temporada será.