Preparando para o verão

Preparando para o verão

voltar

JUN/2016 – pág. 29

sua_casa_linoNo início do verão, deve-se checar todas as juntas que contêm caulking (material siliconado que serve para vedar/selar aberturas nas paredes, especialmente em volta das janelas e portas). Selando essas áreas, previne-se uma perda interna de ar frio do ar-condicionado e evita-se que o ar quente externo entre na casa, o que resultará em economia significante na conta de energia. Esse trabalho de vedação pode ser feito passando o caulking com o dedo umedecido e, depois, alisando para uma aparência lisa.

Verifique se as janelas estão correndo soltas. Caso não estejam, lubrifique-as com óleo.

Esta é a melhor época do ano para limpar e pintar/selar o decking/pátio, protegendo-o, assim, de alguns elementos que podem estragar a madeira e prolongando sua vida útil.

Verifique se o ático está bem ventilado e insulado antes do inverno chegar. A regra básica que se usa é 1 pé quadrado de ventilação para cada 300 pés quadrados de área. A melhor forma de descobrir se existe vazamento no telhado é verificar de dentro do ático se é possível ver a luz externa. Se encontrar, penetre algo através do telhado para localizar e consertar.

Use um tipo de isolamento térmico – insulation – de spray para vedar as penetrações por volta da casa, principalmente através dos tubos e cabos. Pode-se encontrar esse tipo de produto em qualquer loja de material de construção.

Verifique se os ventiladores do ático estão funcionando bem. Esses tipos de aparelhos ajudam a reduzir a umidade e o calor no ático, economizando energia elétrica no uso do ar-condicionado.

Durante o verão, não se esqueça de molhar as plantas do jardim (se não tiver um sistema automático de sprinkler).

Troque os filtros de ar-condicionado pelo menos a cada 2 ou 3 meses (dependendo do que recomenda o fabricante de filtros).

Se tiver porão, verifique o nível de umidade e mantenha-o abaixo de 60% . Se necessário, use um desumidificador (aparelho que desumidifica o ar, vendido em qualquer loja de eletrodomésticos) para manter o nível apropriado.

Verifique se o dreno (tubo) do ar-condicionado está entupido – o que acontece quando há muita umidade sob a máquina do condensador (air handler), máquina que fica normalmente em um closed dentro da casa. Se estiver entupida, simplesmente coloque uma mistura de clorox/água dentro do tubo e aspire-o pelo lado de fora. Verifique também se outros tubos que vêm do lado de fora da casa estão bem selados.

Se tiver alguma torneira que não usa há muito tempo, recomenda-se abri-la para que mantenha o nível de água dentro do tubo, evitando assim mal cheiro.

Carpete: o verão é a melhor época do ano para limpá-lo com máquinas especiais de limpeza de carpete.

Aspire as saídas do exaustor (exhauster) do banheiro, as do ar-condicionado, bem como os dutos de ventilação (secadora de roupas ou outro tipo de equipamento de aquecimento) e também atrás do refrigerador onde está o motor. Não se esqueça de desconectar os dutos da secadora antes de aspirá-los.

Remova qualquer tipo de planta que penetre nas paredes/siding.

Verifique se as madeiras externas estão em boas condições, pois através dos orifícios podem entrar alguns insetos ou outros tipos de pestes.

Verifique se a porta da garagem está bem lubrificada (leia o manual do fabricante para instrução de manutenção). Verifique também as dobradiças das portas.

Se houver muita condensação nas janelas devido a áreas de muita umidade e temperatura alta, instale um tipo de vinyl/filme plástico térmico. Outra possibilidade pode ser problema do ar-condicionado.


Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net