-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Jude Law e Gibson lideram as celebridades confirmadas na ‘MegaCon Orlando’ - 8 hours ago
-
Você é a favor de assento reclinável em voos? Resultado de pesquisa surpreende - 8 hours ago
-
Descubra os nomes de bebês mais populares da Flórida em 2024 - 1 day ago
-
Frente fria pode trazer neve para a Flórida: confira o que esperar neste fim de semana - 1 day ago
-
Biblioteca da Flórida Central ensina crianças de 3 a 12 anos sobre educação financeira - 1 day ago
-
Mudanças de segurança no trânsito em Orlando entram na próxima fase - 1 day ago
-
FC Series 2025: Futebol brasileiro brilha na Flórida com jogos intensos e emoção - 2 days ago
-
Sorte grande! Morador da Flórida leva US$ 43 milhões na loteria - 16/01/2025
-
Estudantes indocumentados podem ser barrados de universidades na Flórida - 16/01/2025
-
‘Festival de Pernas de Sapo de Fellsmere’ oferece degustação e música ao vivo - 16/01/2025
Preparando a casa para o verão
MAIO/2015 – pág. 34
Aqui, estratégias para ajudar a conservar a energia durante o verão (clima quente) para manter a casa confortável. Algumas das dicas abaixo são gratuitas e podem ser usadas diariamente para aumentar suas economias.
CONTRATE UM INSPETOR PROFISSIONAL
Contratar um profissional para investigar a eficiência de energia é a melhor maneira de determinar onde sua casa perde energia e onde se pode economizar. Realize, antes, o passo a passo simples, mas diligente e que detecta muitos problemas em qualquer tipo de casa. Essa auditoria de energia “faça você mesmo” não será tão completa como a avaliação feita por um profissional, mas pode ajudá-lo a identificar algumas áreas mais fáceis de descobrir possíveis problemas. Ao fazer essa avaliação, liste as áreas inspecionadas e enumere os problemas encontrados. Essa lista o ajudará a priorizar seus upgrades de eficiência de energia. Não presuma que,pelo fato da sua casa ter sido construída recentemente ou não ser tão antiga, não haja oportunidades para economizar energia.
LOCALIZANDO VAZAMENTO DE AR
Liste os vazamentos de ar localizados. A economia de energia com a diminuição desse tipo de vazamento em uma casa pode variar de 5% a 30% ao ano, deixando-a geralmente muito mais confortável. Verifique se há vazamentos de ar interior, tais como orifícios ao longo do rodapé ou revestimentos e em locais expostos nas paredes e tetos. Verifique, ainda, se há vazamentos no exterior da sua casa. Procure rachaduras e buracos nas paredes (argamassa) e vazamentos em torno de janelas e portas. Sele-os com material apropriado. Saiba mais sobre como selar (aplicação de produtos para calafetar).
Procure vedar/calafetar os buracos causados pelas penetrações das tubulações, torneiras, tomadas elétricas e fiação.
VERIFIQUE O SÓTÃO (ATTIC)
O sótão esquenta muito no verão, pois todo o calor provocado pelo sol no telhado fica retido nesta área. Observe se o isolamento térmico (insulation) está bem distribuído. Verifique também se os dutos de ar-condicionado têm algum buraco. Uma boa ideia seria instalar um exaustor no telhado para extrair o ar quente. Existem exaustores movidos a energia solar que não custam muito. Se estiver faltando insulation, compre-o nas lojas de construção e coloque-o nos espaços vazios.
VERIFIQUE O SELAMENTO DAS PORTAS EXTERNAS
Verifique se as tiras de borracha que selam a entrada de ar estão em boas condições. Com a mudança de temperatura e com o passar do tempo, esse tipo de borracha tende a ressecar causando assim infiltração de ar ou retendo água de chuva. Se tiver de trocá-la, retire-a com uma chave de fenda e coloque uma nova. Verifique se algumas partes do trim (madeiramento) necessitam de caulking (silicone selante), pois também podem ter se soltado devido a mudanças de temperatura.
PREPARAÇÃO DAS JANELAS
Sele (calafete)eventuais lacunas nas frestas da armação das janelas e verifique se as fechaduras estão funcionando: abrindo e fechando para cada janela. Encha um balde com água morna e meia xícara de vinagre. Lave as janelas com a solução e, em seguida,apenas com água. Seque com um rodo pequeno apropriado para limpar vidros. Dica: lave as janelas em um dia nublado. O sol pode secar a solução muito cedo, deixando estrias.
CORRIGIROS SPRINKLERS (sprays instalados no jardim para regar as plantas)
Verifique se há algum dano causado pela baixa temperatura do inverno, incluindo cabeças quebradas e canos rachados, executando o sprinkler de uma zona de cada vez. Qualquer área borbulhante (onde houver jatos de água) precisa ser consertada: ou o tubo está quebrado ou a cabeça do sprinkler deve ser trocada.
Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net