JUL/14 – pág. 50
O mercado imobiliário, na área de Orlando/Kissimmee e nas cidades próximas, continua mostrando estabilidade de crescimento mês após mês. A procura por imóveis está bem grande e podemos até dizer que muito maior do que a oferta. Algumas pessoas entraram em contato comigo e me perguntaram se, nos Estados Unidos, pode-se vender ou comprar imóveis por conta própria, sem auxílio profissional de um corretor. A resposta é positiva. Por lei, para se comprar ou vender um imóvel, não se é obrigado a ter o auxílio de um corretor. Toda a negociação pode ser feita entre comprador e vendedor diretamente. Mas se você não for licenciado e estiver efetuando uma transação desta forma, com fins lucrativos e para terceiros, isso é proibido e completamente ilegal.
Mas será este o melhor caminho? Começaremos citando o corretor: o mais utilizado é o Realtor que, além de ter sua licença (todo corretor deve possuir a do seu estado), é membro da ORRA (Orlando Regional Realtor Association), que mantém maior controle de qualidade dos profissionais. Essa entidade fornece educação e aprimoramento constante, bem como está presente para punir casos em que métodos ilegais foram usados para qualquer fim.
Se estiver comprando um imóvel, não faz sentido tentar fazê-lo sem o auxílio de um corretor. Normalmente, quem paga a comissão é quem está vendendo o imóvel. No caso de leilões (uma das exceções), você provavelmente deverá pagar toda a transação da compra e venda. Mas ainda assim, deve ter um corretor ao lado. Sem conselho profissional, muitos se empolgam e compram gato por lebre.
No caso de ser representado por um corretor para a venda do imóvel, você pagará os dois lados envolvidos na transação: o da compra e o da venda. Mas mesmo assim vale a pena, pois pesquisas mostram que o proprietário, com um bom corretor para a venda de sua casa, acaba colocando mais dinheiro no bolso, ao contrário do que normalmente acontece com a grande maioria que tenta vender um imóvel por conta própria, os chamados FSBO (For Sale By Owner).
De acordo com a Florida Realtors 2014, o BMO Harris Bank pesquisou e concluiu que a maior parte dos americanos tem o auxílio de um corretor para a compra ou venda de um imóvel, o que se deve a vários fatores, mas os principais são: o processo ser muito complexo e a grande quantidade de horas exigidas para a finalização de um processo.
Perguntaram aos americanos qual é o maior benefício de ter um corretor? Obtiveram as seguintes respostas:
A – Quando se está comprando um imóvel
- 67% para tratar de toda a papelada e dos documentos;
- 59% para ter alguém que entende os valores no mercado imobiliário;
- 53% para proporcionar acesso às informações do mercado imobiliário.
B – Quando se está vendendo um imóvel
- 64% para tratar de toda a papelada e dos documentos;
- 58% para fazer propaganda do imóvel e trazer ofertas;
- 57% para ter alguém que possa listar a casa à venda com o preço correto.
Em toda profissão, o auxílio de um especialista faz a diferença. No entanto, a decisão é sua. Você tem o direito de comprar ou vender seu imóvel com ou sem o auxílio de um profissional da área.
As informações sobre a pesquisa do BMO Harris Bank foram encontradas no 2014 Florida Realtors.
Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net