Polícia Federal alerta para troca de malas em Guarulhos: não seja alvo do tráfico!

Quadrilha que age no setor de bagagens do Aeroporto de Guarulhos troca etiquetas para malas com drogas

Os passageiros que embarcam para o exterior no “Aeroporto Internacional de Guarulhos” precisam estar atentos, alerta a Polícia Federal. Quadrilha envolvendo funcionários troca etiquetas de bagagens para malas com drogas

Da Redação – A Polícia Federal alerta os passageiros que embarcam no “Aeroporto Internacional de Guarulhos”, em Cumbica, para que estejam em alerta quanto a suas bagagens no check-in, devido a ação de uma quadrilha do tráfico de drogas, envolvendo funcionários terceirizados do setor de bagagens do aeroporto. Até o momento, cerca de 55 desses funcionários foram presos, com participação no “golpe da mala”, efetuando a troca de etiqueta das bagagens – troca de malas –, para enviar drogas ao exterior. Essa prática criminosa tem levado pessoas inocentes para a prisão no país de destino.

Ainda não se sabe, segundo agentes da Polícia Federal, o critério de escolha dessas bagagens que têm as etiquetas trocadas. Elas são colocadas em bagagens contendo drogas, comprometendo os responsáveis, que acabam sendo presos no desembarque.   


______continua após a publicidade_______

seguro


De acordo com as informações da PF, após o check-in as malas enviadas para o setor bagagens do “Aeroporto de Guarulhos” são colocadas em esteiras e, posteriormente acomodadas em contêineres, encaminhadas para a aeronave de destino. Neste interim, algumas bagagens têm a etiqueta trocada pelos membros do tráfico – colocadas em malas com drogas.  

Falha na segurança

E mesmo com o esquema se segurança do aeroporto – câmeras e setores monitorados –, a quadrilha atua com precisão, contando com pessoas fora do aeroporto que conseguem adentrar ao setor de bagagens, transportando malas com drogas. Uma operação minuciosa, que denota falha na segurança do “Aeroporto Internacional de Guarulhos.”

O esquema começou a ser investigado quando duas passageiras de Goiânia (GO) foram presas no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, com 40 kg de cocaína. Em depoimento, as detidas informaram que não eram donas das malas e não tinham conhecimento sobre as drogas.

Apesar de as bagagens terem sido despachadas pelas passageiras no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, as etiquetas foram removidas e coladas em outras malas em Guarulhos. A PF prendeu no fim de semana seis pessoas que fazem parte de um grupo suspeito de ter trocado a identificação de malas no aeroporto.

A PF pede para que passageiros que embarcam para o exterior em Cumbica, que tenham o máximo de atenção quanto as suas bagagens, evitando malas coloridas ou que tenham estampas diferenciadas, que têm a preferência do tráfico. São bagagens que se destacam das demais, facilitando na identificação dos receptadores em outros países.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie