Polícia de fronteira dos EUA atira contra imigrantes venezuelanos e causa confusão

Imigrantes venezuelanos foram alvos de Agentes da Patrulha de Fronteira quando tentavam entrar nos EUA

Segunda-feira de confusão na fronteira entre México e EUA quando Agentes da Patrulha de Fronteira de El Paso, no Texas, dispararam balas de borracha em venezuelanos. Protestos dizem que agentes estavam embriagados

Da Redação – Disparo de balas de borracha contra imigrantes venezuelanos, por Agentes da Patrulha de Fronteira de El Paso, no Texas, e muita confusão marcaram a segunda-feira na fronteira dos EUA. Foi uma tentativa para dispersar um protesto no qual os estrangeiros exigiam pacificamente sua entrada nos EUA. Centenas de venezuelanos, que estão em casas de campanha na fronteira entre os dois países, manifestaram-se para mostrar seu desacordo com as políticas de imigração que surgiram há algumas semanas e que não permitem que eles cheguem aos EUA.

Agitando bandeiras do México, EUA e Venezuela, os manifestantes caminharam na beira do Rio Grande, a poucos metros do muro da fronteira, com gritos de, “deixe-nos passar!”. A ação causou aborrecimento dos agentes da Patrulha de Fronteira que monitoram aquele setor, que dispararam balas de borracha para afastar os imigrantes.


______continua após a publicidade_______

seguro


Segundo um dos líderes dos manifestantes venezuelanos, Daniel Segura, os agentes mostravam-se embriagados quando atiraram, e que o objetivo do movimento era apenas levantar as bandeiras. Disse que o protesto foi pacífico e destacou que depois que o governo dos EUA abriu inicialmente as portas do país para que eles atravessassem, agora lhes dá as costas.

“Eles nos atacam com armas, ficamos parados, não temos armas e nos esmagam, mas aqui estamos”, disse ele. “Espero que eles punam aqueles que atiraram contra nós”, acrescentou.

A “Organização Internacional para as Migrações (OIM)” expressou seu desacordo com as medidas mais recentes aprovadas pelo governo dos EUA, nas quais anunciou a expulsão dos cidadãos venezuelanos que tentam cruzar ilegalmente sua fronteira. Embora o país não seja signatário do “Pacto de Migração da ONU”, têm o direito de administrar a operação de suas fronteiras, a entrada de cidadãos de outras nacionalidades e definir o status imigratório de quem ingressa em seu território.

Desde 12 de outubro que centenas de venezuelanos estão retidos nas fronteiras sul e norte do México, porque os EUA fecharam sua fronteira terrestre e só admitem processos de asilo para migrantes da Venezuela que entram no país por via aérea. O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, disse o México recebeu cerca de 1.800 venezuelanos deportados dos EUA.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie