Pesquisa Mostra: mais inquilinos querem se tornar donos de imóveis

voltar

AGO/13 – pág. 57

575x270-panoramic_empty_meeting_room_control_hand_over_keys_16421A prioridade de ser dono de sua própria casa está crescendo. De acordo com a pesquisa feita pela NAR (National Realtor Association) em 2013, descobriu-se que 51% dos inquilinos dizem que possuir casa própria é uma das suas prioridades pessoais.

Comprar um imóvel em vez de alugá-lo sempre foi favorável aos americanos – até mesmo durante a recente recessão.

Em 2013, com a National Housing Pulse Survey, pesquisa feita pela National Association of Realtors, descobriu-se que a grande maioria dos americanos acredita que possuir uma casa própria é boa decisão financeira. A maior parte dos inquilinos diz que ser dono de sua própria casa é prioridade pessoal para o futuro.

Durante a recessão, a mídia dizia que muitas pessoas acreditavam que alugar um imóvel era mais inteligente do que comprá-lo. Quando olhamos para trás, vemos que essa não era exatamente a realidade. O declínio nos preços das casas e a “bagunça” no mercado imobiliário realmente influenciaram a percepção dos consumidores em relação à compra da casa própria como investimento sólido, mas nunca como a mídia queria que acreditássemos.

De 2007 a 2011, baseado em pesquisas anteriores, a quantidade de pessoas que acreditava que comprar sua casa era boa decisão financeira teve o declínio de 85% para 73% e a quantidade de pessoas que não via essa compra como positiva cresceu. Em 2013, 80% das pessoas acreditam que a compra de uma casa é decisão financeira sólida.

Você pode interpretar essa queda de duas formas. Alguns dizem que os donos de imóveis estavam resistentes à queda do preço. Enquanto outros dizem que a recessão acordou os investidores que viam o mercado imobiliário como um investimento de curto prazo. Independente do que se acredita, a grande maioria das pessoas considera a compra da casa própria um investimento sólido e para longo prazo.

A pesquisa deste ano também descobriu que:

  • oito em dez americanos acreditam que comprar uma casa é boa decisão financeira;
  • 68% acreditam que agora é boa hora de comprar;
  • 36% dos inquilinos estão pensando em comprar um imóvel agora. Esse valor subiu 25% em relação ao ano passado;
  • a proporção de inquilinos que, agora, diz que prefere alugar caiu de 31% para 25%.

Essas informações foram obtidas pela NAR, Houselogic.com e Dona Dezube.

Com os preços dos imóveis e os juros baixos, espero que os inquilinos possam adquirir seu próprio imóvel. Em muitos casos, pagando menos ou o mesmo valor de um aluguel.

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net