Pedidos de green card e cidadania entre brasileiros têm aumento recorde em 2022

O número de brasileiros que aplicaram para o green card e cidadania, bateu o recorde em 2022

E não para de crescer o número de brasileiros com objetivo de viver nos EUA, com solicitações do documento de permanência no país, segundo levantamento divulgado pelo escritório de advocacia “AG Immigration”

Da Redação – Segundo levantamento divulgado pelo escritório de advocacia “AG Immigration dos EUA”, com informações do “Departamento de Segurança Interna”, 23.596 brasileiros receberam o Green Card em 2022 – alta de 28,5% sobre o ano anterior. Com isso, o Brasil foi o nono país que mais recebeu o documento de residência permanente. Os dados revelam ainda que a quantidade de brasileiros que obtiveram a cidadania americana também bateu recorde em 2022 – 12.983 naturalizações.

E não para de crescer o número de brasileiros com objetivo de viver nos EUA, ocupando a nona posição de solicitações do documento de permanência no país. Lembrando, segundo o “AG Immigration”, que o México lidera o ranking, com 138 mil pedidos, seguido de Índia, 125 mil; China, 68 mil; República Dominicana, 39 mil e Filipinas, 36 mil.      


______continua após a publicidade_______

seguro


Segundo o CEO da “AG Immigration”, Rodrigo Costa, que vive na Flórida, os dados reforçam o movimento de fuga de pessoas que já vinha sendo observado no Brasil nos últimos anos. “Os três maiores volumes anuais de emissão de green cards foram registrados justamente em 2019 – 138 mil”,  explicou. “E não é improvável que um novo recorde seja atingido agora em 2023”.

O fenômeno de fuga é explicado por dois motivos principais: a escassez de mão de obra nos EUA, que inflaciona salários e estimula a contratação de imigrantes, e a deterioração político-econômica do Brasil na última década, “que provoca desesperança na população”.

Cidadania americana

O levantamento revela que a quantidade de brasileiros que obtiveram a cidadania americana também bateu recorde em 2022. Ao todo, foram 12.983 naturalizações, leve aumento de 5,7% sobre as 12.448 de 2021 – até então, a máxima histórica.

O Brasil foi o 19º país que mais teve nacionais obtendo a cidadania dos EUA, atrás de México (127 mil), Índia (64 mil), Colômbia (17 mil), Irã (14 mil) e Bangladesh (13 mil), por exemplo.

Em geral, um estrangeiro pode naturalizar-se cidadão americano após cinco anos com o green card, desde que a maior parte deste tempo tenha sido passada em solo americano.

De acordo com outro levantamento, com base em números oficiais do “Departamento de Trabalho americano”, o Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais tiveram cidadãos indo trabalhar nos EUA. Ao todo, 865 brasileiros foram contratados por empresas americanas no ano fiscal passado.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie