Os amigos do jardim

COLUNA NOSSA GENTE || PAISAGISMO NA FLÓRIDA || Silvia Valentini

Com solo rico e plantas felizes você vai se perguntar se precisará de ajuda para cuidar de tudo. Talvez precise, sim. E o preço disso? Nenhum: você pode conseguir ajuda de graça, com os insetos amigos do jardim. Conte com eles para controlar pulgões, ácaros, cochonilhas, lagartas, os ovos e as larvas de inúmeras pragas. 

Vamos começar por um besourinho encantador. 


______continua após a publicidade_______

seguro


Joaninha (Ladybug)

A Joaninha se alimenta de pulgões, cochonilhas, mosca da fruta e vários outros insetos. Ela consegue comer em torno de 200 pulgões por dia, fazendo um excelente controle biológico das pragas.

Besouros são muito sensíveis, portanto, evite os inseticidas. Eles preferem locais frescos, plantas com néctar e pólen e ficarão felizes em jardins floridos com Girassol (Helianthus annuus), Dente de Leão (Taraxacum officinale), Gerânio (Pelargonium), Lírio (Lilium), Tulipa (Tulipa), Cosmos (Cosmos), entre outras. Nas hortas, dão preferência para o Manjericão (Ocimum basilicum), Cominho (Cuminum cyminum), Cenoura (Daucus carota), Erva Doce (Foeniculum vulgare), Hortelã (Mentha), entre outras.  

Cuidado ao eliminar ovos e larvas, imaginando serem todos eles de pragas. Os ovos da Joaninha são lindos: ovais, longos e amarelos.

Louva-a-deus (Praying mantises)

Este interessante inseto se alimenta de pulgões, moscas, besouros, grilos, gafanhotos, mariposas, aranhas, borboletas e outros insetos menores. São de grande ajuda no controle das pragas. 

Vespas (Hornets wasps)

Assim como as Joaninhas, alimentam-se de néctar e pólen. Comem lagartas, insetos, aranhas. 

Crisopídeo (Lacewing)

Este lindo e delicado inseto voador, de asas rendadas, emite vibrações na época do acasalamento. Devora afídeos, ácaros, pulgões, ovos de lagartas, cochonilhas, moscas brancas, cigarrinhas, traças, larvas e uma infinidade de outras pragas. Conhecido também como Bicho- Lixeiro, assim como a Joaninha adora néctar e pólen de flores. Para atraí-lo, evite pesticidas e plante Girassol e Dente-de-Leão. 

Aranhas (Spiders)

Aranhas se alimentam de moscas, grilos, baratas, gafanhotos e vários outros insetos, sendo poderosas inimigas das pragas. Há uma grande variedade delas, muitas benéficas para o seu jardim. Tecem lindas teias que retêm gotículas de chuva. Muito comuns nos jardins e áreas verdes, trazem mais benefícios do que malefícios.

Lagartixas (Gecko)

Mal começa anoitecer e lá vêm as lagartixas para, próximo da luz, devorar besouros, pernilongos, borboletinhas da noite, mariposas. São amigas da casa e do jardim; cuide bem delas.

Rãs, sapos e pererecas (Frogs and tree frogs)

Assim como as lagartixas, lá estão eles à noite, devorando pragas. Não se salvam lesmas, caracóis, cupins. Um sapo adulto consegue comer um copo cheio de moscas por dia.

Várias doenças estão associadas ao uso de pesticidas. Optando pelo controle biológico das pragas, você terá boa qualidade de ar, verduras saudáveis, água não contaminada, além de preservar diretamente a sua própria saúde, evitando manusear produtos químicos. 

Cada vez mais países têm optado pelo controle biológico nas áreas verdes. Há anos a França deixou de usar pesticidas nos parques públicos.  Em 2017, a prefeitura de Paris distribuiu 40 mil larvas de Joaninha aos cidadãos, com o objetivo de incentivar a biodiversidade.

É só observar a vida nos lagos de Orlando para ver que os amigos do jardim são atraídos pela água. Instale no seu jardim um pequeno lago, com uma cascatinha ou um simples esguicho de água, que pode ser criado por uma bombinha de aquário. Isso atrairá muitos insetos e aumentará a quantidade e variedade de pássaros visitantes. E com pássaros, insetos alados com asas de fadas, esquilos e sapos, estará pronto o cenário para os contos de fadas. Prepare a cesta de piquenique e reúna as crianças!



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie