Obama pede segundo mandato para fazer reforma imigratória

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que planeja fazer uma reforma migratória “nos próximos cinco anos”, em referência a ser reeleito nas eleições de novembro, em entrevista à emissora de rádio Univisión, destinada a imigrantes latino-americanos, divulgada nesta quinta-feira.

“Minha presidência ainda não acabou. Tenho mais cinco anos pela frente e vamos resolver isso, mas precisamos da aprovação do Congresso. Por isso temos que manter a pressão”, disse Obama, no encontro na estação em espanhol gravado na última terça (21).

No relato, Obama insistiu que precisou concentrar esforços em solucionar a crise econômica, que atingiu os Estados Unidos na primeira metade de seu mandato. No entanto, ressaltou medidas que beneficiaram os latinos, como a redução de impostos, a reforma no setor de saúde e o auxílio financeiro para evitar os despejos durante a crise imobiliária.

Sobre a questão dos imigrantes ilegais, que são 11 milhões entre os latino-americanos que moram nos Estados Unidos, afirmou que não quebrou a promessa que fez na campanha, mas que não pôde cumprir por pressões dos parlamentares.


______continua após a publicidade_______

seguro


O presidente ainda acusou seus adversários republicanos, que disputam a prévia para participar das eleições de novembro, de se opor à medida, inclusive em sua mudança mais leve, que busca dar aos mais jovens a possibilidade de conseguir a residência.

“Infelizmente acho que existe uma tendência política muito centrada em uma atitude negativa em relação à imigração”, afirmou Obama.

Os latino-americanos, chamados de hispânicos nos Estados Unidos, fizeram parte da base para a eleição do presidente em 2008. Os compromissos de Obama e a oposição dos republicanos pode ajudar a aumentar o apoio à reeleição do democrata em Estados como Flórida, Nevada e Colorado.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie