
Cenário dos mais assustadores na tarde desta quarta-feira (7) em Nova York, com densa fumaça que atingiu todo estado, poluindo a qualidade do ar. Isso, devido aos incêndios em Quebec, no Canadá, que já duram três semanas
Da Redação – O estado de Nova York está em alerta vermelho com a densa nuvem de fumaça que se estendeu por toda região – cobrindo a cidade de Nova York – comprometendo a qualidade do ar. Um cenário dos mais assustadores na tarde desta quarta-feira (7), segundo residentes, deixa o céu da Big Apple amarelado, devido a forte fumaça. Esse trágico acontecimento ocorre em decorrência dos incêndios em Quebec, no Canadá, que já duram três semanas – poluindo a atmosfera. “Fica difícil de respirar”, reclama uma moradora de Manhattan, tapando o nariz.

Em depoimento exclusivo ao “Nossa Gente”– direto de Nova York –, o brasileiro Eduardo Pinheiro, que reside na cidade de Mount Vernon, disse às três horas da tarde desta quarta, cidade se encontrava intransitável, com pouca visibilidade. “Respirar a fumaça irrita a garganta e o nariz, dificultando a respiração. Tive que deixar o meu trabalho, em área externa, devido à poluição”, relatou Pinheiro.
O “Serviço Nacional de Meteorologia” emitiu um alerta à população, pedindo para que pessoas com problemas respiratórios, incluindo os idosos, que não saiam de casa. A densa fumaça não é saudável e pode comprometer o sistema respiratório. Houve queda de temperatura – a cidade esfriou em pleno verão.
Disse Eduardo Pinheiro que as ruas da cidade de Mount Vernon “estão vazias” – poucos veículos nas ruas. As pessoas estão ficando em casa, temendo consequências drásticas de saúde.

Lembrando que a província canadense de Quebec se converteu no mais recente epicentro dos 250 incêndios que ainda atingem o país nesta quarta-feira (7), a maioria fora de controle. A fumaça das queimadas chegou aos EUA deixou Nova York coberta por uma névoa cinza.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, disse em um comunicado à imprensa que a qualidade do ar em partes de Nova York havia se tornado “muito insalubre”. O nível de poluição estava compatível ao de megacidades enfumaçadas e congestionadas, como Jacarta ou Nova Délhi, conforme divulgou o “The New York Times”.