-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Convenção de horror do ‘Spooky Empire’ volta a Orlando com incríveis atrações - 2 mins ago
-
‘Aeroporto de Orlando’ permitirá a passageiros residentes reservar estacionamento - 12 mins ago
-
Dados Atualizados do Furacão Helene: Sudeste Americano Devastado Com Mais de 200 Mortos e Cidades Submersas - 19 hours ago
-
Foguete Vulcan Decola com Sucesso, mas Problema com Propulsor Acende Alerta - 19 hours ago
-
Boteco do Manolo Expande para Miami Beach e Leva a Autêntica Gastronomia Brasileira aos Estados Unidos - 20 hours ago
-
Rodeio beneficente agita rancho ‘Silver Spurs Riding Club’ em Kissimmee - 1 day ago
-
Greve nos portos acelera corrida pela busca de papel higiênico nos supermercados - 1 day ago
-
Outubro Rosa: Cuidar da Sua Saúde é um Ato de Amor – Faça o Exame de Mama e Previna o Câncer! - 2 days ago
-
Conheça regras de nova lei na Flórida; abrange sem-teto, imóvel e privacidade - 2 days ago
-
Morre o jornalista e âncora Cid Moreira, aos 97 anos, ícone do ‘Jornal Nacional’ - 2 days ago
“Novembro Azul” alerta sobre câncer de próstata
Edição de novembro/2018 – p. 10
“Novembro Azul” alerta sobre câncer de próstata
Assim como o “Outubro Rosa” foca na prevenção do câncer de mama, no mês de novembro foi instituída a “Campanha Novembro Azul” para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem com exames periódicos da próstata, em prevenção ao câncer de próstata, que pode ser evitado. É importante lembrar que esse tipo de câncer, mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.