-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Trump Acusa Imigrantes de “Contaminar” EUA com Genes Criminosos - 2 hours ago
-
Furacão Milton Força Cancelamento do Miss Brasil USA 2024: Evento Adiado para 2025 - 2 hours ago
-
Milton deixa mortos e destruição: três milhões sem energia elétrica na Flórida - 4 hours ago
-
Meteorologistas alertam moradores de Orlando para prováveis inundações - 4 hours ago
-
Furacão Milton Fecha Porto Canaveral e Cancela Cruzeiros: Impacto no Turismo da Flórida - 22 hours ago
-
DeSantis Rebate Rumores Sobre Falta de Recursos para Furacão Milton - 23 hours ago
-
Ator Brasileiro Pedro Bosnich, Residente em Londres, Abraça Novos Desafios e Projetos Cinematográficos no Brasil - 1 day ago
-
Felipe Stefanoni e Bruna Correa: De Um Modesto Começo a Líderes no Mercado Imobiliário - 1 day ago
-
Furacão Milton volta à categoria 5; moradores da Flórida fogem pelas estradas - 1 day ago
-
Centros de coleta de sacos de areia na Flórida Central socorrem a população - 1 day ago
Novembro Azul alerta sobre câncer de próstata
Edição de novembro/2019 – p. 28
Novembro Azul alerta sobre câncer de próstata
Assim como o “Outubro Rosa” foca na prevenção do câncer de mama, no mês de novembro foi instituída a “Campanha Novembro Azul” para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem com exames periódicos da próstata, em prevenção ao câncer de próstata, que pode ser evitado. É importante lembrar que esse tipo de câncer, mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Os fatores de risco são: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.