-
Feira de Seminole realiza ‘Sensory Day’ para crianças com necessidades especiais - 4 hours ago
-
Operação Orlando a Miami abre 700 novas vagas de empregos na ‘Brightline’ - 5 hours ago
-
Tornado devasta o Arkansas: 3 mortos e 300 mil moradores sem energia - 5 hours ago
-
Encontro de lideranças da Central Florida no vice-Consulado de Orlando - 19 hours ago
-
DeSantis deve sancionar projeto de lei que permite porte de armas sem licença - 1 day ago
-
‘Universal Orlando’ oferece ingressos especiais para os residentes da Flórida - 1 day ago
-
Ben Affleck revela a história do icônico jogador Michael Jordan e a Nike - 1 day ago
-
‘Disney’ encerra celebração de 50º aniversário com evento especial - 30/03/2023
-
Incêndio criminoso em Posto de Imigração no México causa morte de 39 pessoas - 30/03/2023
-
Bem-humorado, Bolsonaro chega a Brasília sob forte esquema de segurança - 30/03/2023
Narcotraficante procurado pelos EUA é preso no México

MÉXICO, 10 fevereiro 2014 (AFP) – Tirso Martínez Sánchez, suposto narcotraficante mexicano que trabalhava para organizações criminosas, e por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares, foi capturado este domingo no México, informou a Comissão Nacional de Segurança.
Em uma operação realizada no estado mexicano de Guanajuato (centro), “conseguiu-se prender o suposto criminoso, considerado responsável pela introdução de 76 toneladas de cocaína nos Estados Unidos entre 2000 e 2003”, informa um comunicado da Comissão.
O Departamento de Estado americano publicou em seu portal que Martínez – contra quem pesa desde 2007 uma ordem de prisão no México com fins de extradição – recebia cocaína diretamente da Colômbia para introduzi-la nos Estados Unidos a partir do México, pelos estados fronteiriços do Texas e da Califórnia.
A organização de Martínez opera uma rede de empresas de fachada para a compra de “bens legítimos, que são armazenados e transportados com as drogas”, assinala o Departamento de Estado, que oferecia uma recompensa de 5 milhões de dólares por informações que levassem à captura do suposto narcotraficante.
Segundo autoridades mexicanas, Martínez tinha uma suposta ligação com chefes do cartel de Juárez e dos Beltrán Leyva, ambos mexicanos; com os chefes colombianos Juan Carlos Ramírez Abadía e Diego León Montoya Sánchez, do cartel do Norte del Valle; e com Víctor e Miguel Mejía Múnera.
Pela fronteira entre Estados Unidos e México, de mais de 3 mil quilômetros, traficam-se drogas, armas e pessoas, apesar da forte operação de segurança implementada por ambos os governos.
O México enfrenta uma onda de violência, gerada por disputas entre os cartéis envolvendo as rotas do narcotráfico, e pelas operações federais que os combatem. Desde 2006, foram registradas mais de 77 mil mortes ligadas ao crime organizado, segundo cifras oficiais.
Fonte: dm.com.br (AFP)