
Ale Pedroza, experiente comissária de bordo, com mais de 10 anos de voo, que vive em Orlando, alerta para o perigo de dormir no avião antes de o voo decolar – pode causar sérias consequências. Dicas imprescindíveis para sua próxima viagem
Da Redação – Atenção para você que vai pegar o próximo voo ou que esteja programando sua viagem: não durma antes do avião decolar! O alerta é da experiente comissária de bordo Ale Pedroza, californiana que vive em Orlando. Ela também dá outras dicas imprescindíveis. Segundo Ale, dormir antes de o voo alcançar as alturas pode ser extremamente perigoso, portanto, evite tomar calmantes ou algum tipo de remédio para adormecer ao entrar na aeronave.
Com dez anos de voo, a comissária esclarece que, “toda atenção faz a diferença e evita surpresas desagradáveis. Sei que viajar pode ser exaustivo e às vezes você só quer chegar ao avião e dormir direto. Mas é bom para os seus ouvidos dormir antes da decolagem. O passageiro precisa saber que taxear é uma das mais cruciais fases dos voos. Você vai querer garantir que está completamente consciente e acordado em caso de emergência ou caso tenha que evacuar”, destacou.
Ale Predroza alerta ainda para que o passageiro evite consumir álcool que leva em sua própria bagagem. Ela lembra que, em alguns países como os EUA, é crime levar sua própria cerveja para tomar a bordo do voo, por exemplo, já que é função dos profissionais de bordo monitorar os passageiros para garantir que não estejam se embriagando e colocando a segurança do voo em risco.
Orienta a comissária para que o passageiro evite andar descalço no avião. Uma prática muito comum, principalmente quando enfrentamos longas horas de voo. Ainda assim, “é arriscado”, diz Ale. “Se você decidir tirar seus sapatos no seu assento, é uma outra história, mas não ande até o banheiro descalço. Você nunca sabe no que pode estar pisando e o chão nem sempre é o mais limpo”, enfatiza.
Ale pede aos passageiros para que não se levantem das poltronas assim que o avião pousa. “Levantar para pegar a sua mala, em primeiro lugar, não vai te ajudar a sair do avião mais rápido, mas também não é a coisa mais segura a fazer. Uma parada abrupta da aeronave pode derrubar quem está em pé no corredor. Mantenha a calma e evite o estresse desnecessário”, lembra.
O lixo a bordo do avião também é uma questão sensível, segundo a comissária, e é preciso seguir etiqueta ao descartá-lo. Por exemplo, não é higiênico entregar o seu lixo a um comissário enquanto ele entrega refeições a outros passageiros. Têm viajantes que cometem essa gafe.
“E se por algum motivo você vomitar no seu assento, usando uma daquelas sacolinhas plásticas, avise o comissário. Não simplesmente nos entregue porque precisamos jogar fora de um certo jeito, é considerado um risco biológico a esta altura”, comenta.
Troca de fraldas
Ale também fez um último apelo a quem viaja com bebês: não troque as fraldas das crianças no assento. “Primeiro porque as mesinhas podem quebrar. E temos mesas para troca de fraldas nos banheiros, uma área designada para que você possa trocar a fralda do seu bebê. As pessoas usam aquelas mesinhas para comer, é bom lembrar”, finalizou.
Quanto ao alerta para quem dorme em voos, o professor Dan Bubb, da “Universidade de Nevada”, explicou que “quando estamos dormindo, não engolimos saliva tanto quanto ao estarmos acordados para equilibrar a pressão nos nossos ouvidos”. Ou seja, é preciso estar acordado para recorrer aos truques que “destampam” o ouvido – como engolir algo ou mascar chiclete – e evitar uma lesão grave e bastante dolorosa.
Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance