O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde”, disse o boletim enviado à imprensa. Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, no castelo de Balmoral, na Escócia
Da Redação – Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos, nesta quinta-feira, no castelo de Balmoral, na Escócia, mobilizando a família real que se dirige para o local. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.
Príncipe Charles – sucessor do trono –, Anne, Andrew e Edward, filhos da rainha, foram à Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio à notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.
Charles assume o trono
Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.
Primogênito da monarca Charles assume o trono após 70 anos de Elizabeth ll à frente, período mais longo da história do Reino Unido. Charles tem 73 anos e é o monarca mais velho a iniciar um reinado. Ele já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe, em meio ao avanço da idade da monarca.
Além de Charles, Elizabeth ll e o príncipe Philip – que morreu em abril de 2021, aos 99 anos – tiveram outros três filhos: a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.
Por ser o mais velho, Charles é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, está o seu primeiro filho, o príncipe William, e, na sequência, o filho mais velho de William, o príncipe George.