A partir do dia 11 de dezembro o México passa a pedir visto a brasileiros, rompendo acordo com o Brasil, em vigor desde 2004. A exigência temporária, segundo autoridades do país, é para conter o trabalho irregular e imigração ilegal aos EUA
Da Redação
Para tentar conter o fluxo de imigração ilegal, o México endureceu o jogo e cancelou na sexta-feira o acordo de isenção de vistos com o Brasil. Passará a exigir o visto de entrada no país de cidadãos brasileiros, a partir do dia 11 de dezembro, após descobrir que o benefício era utilizado para trabalhar ilegalmente em território mexicano ou para tentar atravessar para os EUA. A notícia foi recebia com surpresa para brasileiros que tinham viagens marcadas para o território mexicano, e que agora precisam do visto.
Segundo divulgou o jornal oficial do governo mexicano, foi publicado a revogação do acordo com o Brasil, em vigor desde fevereiro de 2004 e que ficará sem efeito a partir de 11 de dezembro, quando será necessário visto para turistas brasileiros. A decisão, acrescenta, já foi comunicada ao Brasil e é temporária, embora não determine sua validade.
“Os cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendem entrar no país como visitantes (…) devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis”, diz o jornal oficial do governo mexicano.
A medida já era esperada, e tinha sido anunciada pelo governo mexicano em outubro, faltando apenas determinar a data em que entraria em vigor.De acordo com números das autoridades americanas, foram mais de 46 mil brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021. Isso é bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil. Entre os detidos pelos agentes de fronteira, os brasileiros são os sextos mais numerosos.