O presidente Joe Biden foi recebido pelo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, no Palácio Nacional na Cidade do México. Ficou acordado que o México abrirá um novo Centro de Imigração para receber refugiados
Da Redação – De acordo com a decisão e apoio dos presidentes Joe Biden e Andrés Manuel López Obrador, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o México abrirá um novo Centro de Imigração no sul de seu território para receber refugiados. O anúncio foi feito após a reunião da “X Cúpula de Líderes Norte-Americanos”, com a presença da imprensa.
O centro oferecerá serviços e alternativas de proteção, documentação e mobilidade de mão-de-obra, além de tarefas de controle imigratório. Além disso, os governos dos EUA e do Canadá vão colaborar com o governo do México e organizações internacionais para oferecer serviços e assistência aos refugiados nesse espaço, explicaram.
Antes da reunião, a Casa Branca havia informado que concordaria com a criação de “um novo centro no sul do México” para atender os imigrantes. No entanto, na coletiva de imprensa após a “Cúpula”, López Obrador negou que eles vão construir um centro de migração, mas sim investir em abrigos.
De acordo com o comunicado conjunto, os líderes prometeram aumentar rotas regulares como alternativa à imigração irregular na América e fortalecer os processos de asilo.
Os EUA lançaram um programa de imigração acordado com o México que prevê dar 30.000 permissões humanitárias a venezuelanos, cubanos, nicaraguenses e haitianos, mas deportar aqueles que cruzarem a fronteira irregularmente para o território mexicano. Na coletiva de imprensa pós-cúpula, Biden agradeceu publicamente a López Obrador por admitir a deportação de imigrantes dos EUA.